Globo, RecordTV e Band atuarão em conteúdos multiplataformas na TV aberta; TV paga, internet e rádios. SBT e RedeTV! também farão coberturas do dia do pleito.
Por Maurício Santos do ld+
01/10/2022 — 23h15
Mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo (2). (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil) |
Neste domingo, 2, mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar, irão escolher os candidatos que se tornarão deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República, e os principais grupos de comunicação do Brasil estarão realizando ao longo do dia uma ampla cobertura sobre o dia do pleito, algumas com conteúdos multiplataformas, seja nas TVs aberta ou paga, assim como no rádio e/ou na internet.
Todas as principais emissoras de TV aberta destacarão diversos profissionais para acompanhar ao longo de todo o dia, desde muito cedo, por volta das 06h, quando se inicia a votação no Acre e em alguns municípios do Amazonas, até o fim da noite de domingo ou até mesmo início da madrugada de segunda-feira (3) com a cobertura dos eleitos para cargos dos legislativo e também aos cargos executivos nos estados e até mesmo no cargo da Presidência da República, além de trazer detalhes a respeito dos locais onde a disputa irá para o segundo turno.
Veja abaixo como será a cobertura das principais emissoras e grupos de comunicação:
- Grupo Globo
Eleições na Globo. (Foto: Reprodução / TV Globo) |
A Globo irá mobilizar todo o seu jornalismo para levar ao público uma cobertura ágil, com informações seguras em todas as plataformas, seja na TV Globo, como também na GloboNews e no portal g1, mostrando as movimentações nas zonas eleitorais, o clima nas ruas, a apuração dos votos, além de análises do cenário político e dos resultados desse primeiro turno com um grande time de repórteres, apresentadores e comentaristas.
No caso da TV Globo, a cobertura inicia às 8h com todos os intervalos desde o 'Globo Rural' até o 'Fantástico', tendo flashes ao vivo de um minuto para mostrar a movimentação em vários pontos de votação no país e os resultados parciais da votação. Já às 8h, 12h e às 15h, a emissora irá exibir boletins de dez minutos trazendo, em tempo real, atualizações das principais notícias da eleição nacional e regional.
A partir das 17h, a programação será assumida em definitivo e ao vivo por mais de seis horas consecutivas pelo jornalismo da emissora. Renata Lo Prete e William Bonner comandam a 'Marcha da Apuração', acompanhando a contagem dos votos e a consolidação dos resultados do primeiro turno em todo o país. Eles terão apoio de Ana Luiza Guimarães (RJ), Sabina Simonato (SP), Antônio de Castro (DF), Márcio Bonfim (PE) e Sérgio Marques (BH) trazendo as informações das eleições locais. O 'Fantástico' iniciará duas horas e meia mais cedo, a partir das 18h, com reportagens especiais sobre o domingo de eleições.
'Central das Eleições' na GloboNews. (Foto: GloboNews / Divulgação) |
Em seu canal de notícias na TV por assinatura, a GloboNews, a cobertura começa às 06h com uma edição especial do 'Conexão GloboNews' até às 11h com o trio titular da atração, formado por Leilane Neubarth, Christiane Pelajo e Camila Bonfim. Na sequência, quem assume a cobertura são Aline Midlej, Marcelo Cosme e Tiago Eltz que seguirão ao vivo até às 16h.
Já a partir das 16h, a 'Central das Eleições' entra no ar com Natuza Nery, César Tralli, Andréia Sadi e Nilson Klava à frente da apuração, acompanhando os números da votação em todo o país. Ao final da apuração, o programa recebe o time de comentaristas do canal para analisar os resultados, entre eles, Julia Duailibi, Merval Pereira, Fernando Gabeira, Míriam Leitão, Mauro Paulino, Gerson Camarotti, Valdo Cruz, Octávio Guedes, Flávia Oliveira, Ana Flor, Mônica Waldvogel e Eliane Cantanhêde.
O portal do grupo, o g1, também fará uma ampla cobertura do dia do pleito, com informações desde antes da abertura das zonas eleitorais até a apuração dos votos. Além disso, durante a apuração, o eleitor poderá acessar os resultados em tempo real, inclusive acessando informações sobre cada sessão eleitoral, através do sistema desenvolvido pelo Grupo Globo com os dados oficiais do TSE.
- Grupo Record
Grupo Record fará cobertura ampla e multiplataforma das eleições neste domingo (2). (Foto: Reprodução / RecordTV) |
O Grupo Record também fará cobertura multiplataforma com TV aberta, através de seus canais RecordTV e Record News, e também na internet, através de seu portal R7.com.
No caso do principal canal do grupo, durante toda a programação da RecordTV, cerca de dois mil profissionais — entre repórteres, cinegrafistas, editores e produtores — estarão envolvidos na cobertura do primeiro turno do pleito, em todo o país e também no exterior, levando os principais destaques do dia da votação.
Equipes das emissoras próprias e de suas afiliadas farão transmissão de flashes e dos boletins Eleições 2022 — O Voto na Record, e também links estarão espalhados pelo país permitindo assim acompanhar a movimentação dos principais candidatos, autoridades e eleitores em geral.
No caso dos boletins, a emissora contará com as jornalistas Janine Borba e Salcy Lima os apresentando, a partir da 7h. No encerramento da votação, às 17h, Christina Lemos e Eduardo Ribeiro entrarão no ar com uma edição especial. A dupla passa, então, a comandar os boletins até o encerramento da cobertura.
Já no seu canal de notícias, a Record News, também na TV aberta, a emissora estará totalmente dedicada à cobertura das eleições, com início da cobertura às 06h e se estendendo até a divulgação dos resultados de todos os estados.
Os apresentadores Kelly Godoy, Gustavo Toledo, Renata Caetano e Rafael Algarte estarão ao vivo nesta cobertura especial, que contará ainda com comentários de Heródoto Barbeiro.
Além de flashes e boletins, ao longo do dia haverá a participação de diversos convidados para comentar as expectativas em relação aos futuros governantes e os impactos dos resultados na vida dos brasileiros, na política nacional e internacional.
Na internet, a cobertura do grupo ficará focado em seu portal, o R7.com, trazendo uma cobertura intensa dos fatos mais importantes deste primeiro turno, com destaque para a apuração dos votos.
O portal estará de forma simultânea com a RecordTV trazendo os números da apuração com apresentação de Christina Lemos e Eduardo Ribeiro, a partir das 17h.
- SBT
'Eleições 2022' no SBT. (Foto: Reprodução / SBT) |
O SBT fará uma cobertura extensa, porém mais modesta que Globo e RecordTV, com exibição ao longo de toda a programação, de flashes e terá um programa especial que será exibido logo após o 'Programa Silvio Santos', à meia-noite (horário de Brasília), com apresentação de Marcelo Torres.
Neste programa especial, um analista político estará juntamente com o Torres realizando um balanço dos resultados das eleições estaduais e pela Presidência. Um especialista em pesquisas irá mostrar como elas evoluíram durante a campanha do primeiro turno: qual instituto acertou; a diferença entre os números; a profusão das pesquisas nesta eleição. Além de trazer ao vivo, flashes direto dos locais onde os vitoriosos estarão comemorando.
- Grupo Bandeirantes
Cobertura do Grupo Bandeirantes será multiplataforma. (Foto: Reprodução / Band) |
O Grupo Bandeirantes trará uma cobertura multiplataforma envolvendo seus profissionais na TV aberta e fechada, assim como também na internet e em suas rádios.
Durante todo o dia, as equipes da Band estarão nas ruas e redações online de todo o Brasil para acompanhar o movimento nas sessões eleitorais e entre os candidatos. Nos estúdios, claro, os comentaristas e especialistas estarão apostos para diversas análises na Band TV, Band News TV, Band News FM, Rádio Bandeirantes e no Band.com.br.
A partir das 17h, a emissora exibe a apuração voto a voto e às 22h, uma edição especial do programa 'Canal Livre' que irá repercutir o resultado das disputas que definirão o futuro dos estados e do Palácio do Planalto.
- RedeTV!
Cobertura da RedeTV! terá programas especiais na TV e nas internet. (Foto: Reprodução / RedeTV!) |
A cobertura da RedeTV! começa desde muito cedo com flashes ao longo de toda a programação, além de um programa especial na faixa noturna e também no digital, acompanhando o minuto a minuto da apuração em todo o país.
O 'Eleições 2022' começará às 17h nas plataformas digitais e às 19h na TV aberta, com apresentação de Erica Reis e Mauro Tagliaferri, e ficará responsável por informar o telespectador com as principais notícias e acontecimentos da apuração de votos em todo o país, com links ao vivo diretamente dos Tribunais Eleitorais e dos diretórios dos partidos nas capitais.
Os comentaristas políticos Amanda Klein e Silvio Navarro trazem análises dos resultados da apuração, de acordo com que eles vão sendo divulgados.
Nas redes sociais da emissora, a partir das 15h, os jornalistas Gabriela Di França e Guilherme Lopes estarão reunindo as principais notícias sobre as Eleições 2022, com comentários de Salette Lemos e do convidado especial Alessandro Azzoni, advogado e economista.