Mais de 50 agentes, entre homens e mulheres, e 12 viaturas foram disponibilizadas para a realização de rondas e esquema de segurança no portão das escolas nesta quinta-feira (6).
Por Aline Tives da Comunicação PML
06/04/2023 — 19h17
Após o ataque à creche em Blumenau, na manhã desta quarta-feira (5 de abril), causando comoção nacional e insegurança em pais e familiares em mandar seus filhos para a escola, a Prefeitura de Lages está realizando desde as primeiras horas da manhã uma operação especial para garantir a segurança em todas as unidades de ensino da rede municipal.
Estão sendo abrangidas 119 unidades, entre Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims), Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), escolas do campo e Emeb Itinerante.
Na manhã desta quinta-feira (6 de abril) uma reunião com equipes das secretarias municipais de Educação, Segurança Pública, Diretoria de Trânsito (Diretran) e Defesa Civil definiu estratégias para que a operação acontecesse de forma imediata.
Todos os esforços estarão concentrados na segurança das escolas, com remanejamento de equipes e viaturas para este propósito. Ao todo, mais de 50 agentes, entre homens e mulheres, e 12 viaturas estarão neste trabalho, realizando rondas e esquema de segurança no portão das unidades de ensino.
“Será uma ação de acompanhamento e prevenção, para que os pais fiquem mais tranquilos ao mandar seus filhos para a unidade escolar. Desde ontem, após o ocorrido, estamos em alerta, sempre em parceria com a Polícia Militar, que está nos dando todo o apoio necessário”, destaca a secretária municipal de Educação, a professora Ivana Michaltchuk.
As unidades escolares consideradas mais frágeis receberão atenção redobrada. Muitas escolas contam com câmeras de monitoramento, vigias e portão eletrônico, dificultando a entrada de pessoas desconhecidas. Os agentes marcarão presença ostensiva nos horários de entrada e saída das crianças e alunos, e após o trabalho terá continuidade, com rondas de viaturas pela região onde estão localizadas as escolas.