O trabalho foi realizado pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD Brasil) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil de Lages.
Por Aline Tives da Comunicação PML
12/10/2023 — 06h39
Além da ajuda às pessoas desabrigadas devido às fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no último final de semana, os animais também recebem atenção. Em Lages cerca de 200 animais foram resgatados dos alagamentos em diversos pontos da cidade, e outros 500 receberam assistência.
O trabalho foi realizado pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD Brasil), por intermédio da médica veterinária lageana e membro do grupo, Aracelli Hammann, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil de Lages. Os resgates foram realizados no sábado e domingo, quando foram registrados os maiores volumes de chuva e logo os primeiros pontos alagados começaram a surgir.
Durante a segunda e terça-feira (09 e 10), o trabalho continuou com a aplicação do protocolo sanitário, que inclui a vacinação, vermifugação, remédios antipulgas e distribuição de ração aos animais resgatados. Através do grupo, foram adquiridos e distribuídos cerca de meia tonelada de ração, 200 doses de vacinas V10, uma das vacinas mais importantes para proteger os cães de várias doenças e vermífugos para 300 animais.
Nesta quarta-feira (11), o grupo se desloca para a cidade de Taió (SC), onde continuará o trabalho de resgate e assistência aos animais atingidos pelo desastre climático. Taió é uma das cidades catarinenses mais afetadas pelo temporal.
Lageana entre os dez brasileiros no GRAD
A médica veterinária lageana Aracelli Hammann participou da seleção de membros do GRAD Brasil no ano passado. Ela está entre os dez brasileiros selecionados por currículo e entrevista para entrar para o grupo. Depois de passar por um curso de capacitação em Minas Gerais, está apta para atuar nas situações mais adversas de desastres.
No ano passado e neste ano já participou de resgates na cidade de São João Batista, no litoral catarinense, e recentemente no Rio Grande do Sul, na capital Porto Alegre e nas cidades de Muçum, Encantado e Rosa Sales.
O Grupo de Resgate de Animais em Desastre - GRAD é um grupo de voluntários composto por mais de 80 membros, de diferente áreas de atuação e estados Brasileiros, com objetivo de promover ajuda humanitária aos animais e pessoas em circunstâncias de vulnerabilidade em desastres e comunidades isoladas, com equipe técnica qualificada e capacitada para atuar em diferentes situações.
O grupo conta com profissionais de diversas áreas, médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos, engenheiros, educadores físicos, biólogos, advogados, oceanógrafos, fotógrafos, bombeiros civis, entre outros. Por contar com membros de diferentes especialidades e capacidades técnicas distintas, o grupo está pronto para atuar nas mais diversas situações de desastres.