Reality show que mistura confinamento com música terá 14 participantes estreia nesta terça-feira, 13 de agosto, logo após a novela "Renascer".
Por Laura Alonso e Laura Barbosa da Comunicação Globo
12/8/2024 — 00h15
Toda estrela da música tem um começo. E como seria se pudéssemos acompanhar o início desse sonho, de pertinho, 24h por dia? Desta vez, na busca pela fama, é preciso dividir a casa com pessoas que desejam a mesma coisa e competir com elas. Da união de duas paixões nacionais – reality show de confinamento e competições musicais – nasce o novo programa da Globo, o ‘Estrela da Casa’, um projeto original e inédito que coloca na mistura tudo o que os fãs mais gostam: provas, interatividade, transmissão ao vivo e conteúdos exclusivos. É reality show, mais show do que nunca.
A grande oportunidade do estrelato chega para 14 cantores que, a partir desta terça-feira, 13 de agosto, têm a chance de mostrar seu talento para milhões de pessoas de todo o Brasil, diariamente. Sob o comando de Ana Clara, os artistas são confinados e precisam batalhar pelas próprias carreiras enquanto enfrentam desafios de convivência e as surpresas mais inesperadas de uma grande competição. Seja na TV Globo, no Globoplay, no Multishow, no gshow ou nas redes sociais oficias dos canais, é diante de milhares de espectadores que se desenrola uma disputa que exige não só carisma, alianças e estratégias, mas também vocais e repertórios que falem diretamente com o público. Afinal, é ele quem acompanha a evolução do seu preferido do primeiro dia até a grande final – ou enquanto ele sobreviver no jogo.
Com a possibilidade de assistir às apresentações e a tudo que acontece antes e depois que as luzes se acendem no palco, no ‘Estrela da Casa’ os fãs conhecem não só os artistas como as personalidades por trás de cada uma das vozes que buscam espaço no mercado fonográfico nacional. E ainda acompanham os bastidores do universo musical, o processo criativo e toda a preparação de um cantor que tenta se tornar uma estrela. Entre os selecionados estão artistas com diferentes personalidades, características, gostos, estilos e também profissões fora do meio artístico, que, no lugar de conciliar sonho e vida cotidiana, passam a enfrentar outro tipo de desafio.
No ‘Estrela da Casa’, cada um defende sua carreira, repertório e gênero musical. Quem se mantiver no topo das listas de mais ouvidos, conquistar benefícios, driblar os percalços de dormir e acordar ao lado dos concorrentes e resistir às eliminações chega à grande final e vê lançado um álbum completo. Já o campeão ganha o prêmio de R$500 mil da Globo, contrato e gerenciamento de carreira com a Universal Music Brasil e turnê pelo país.
Os bastidores da busca pelo estrelato
Viver de música não é algo fácil e o mercado é disputado. Mas qualquer empecilho vira motivação quando uma grande oportunidade aparece. Diante da chance de realizar um sonho e conseguir mudar de vida, como um novo artista se comporta? O que ele é capaz de enfrentar? É isso que o público vai descobrir no ‘Estrela da Casa’. “Queremos conhecer a jornada de um cantor em criação ao mesmo tempo em que mergulhamos fundo na persona, em quem são esses artistas no dia a dia, como eles vivem, o que eles gostam e o que eles não gostam”, resume o diretor artístico do reality, Rodrigo Dourado.
Por trás de toda a estrutura musical do programa, a base do ‘Estrela da Casa’ é o confinamento, o jogo e a convivência. São 50 dias vivendo sob o mesmo teto e sendo posto à prova de diferentes formas. Desafios de sorte, resistência, memória, agilidade e diferentes tipos de habilidade fazem parte de momentos decisivos da dinâmica. Conciliar a pressão de tudo isso sendo vigiado 24 horas por dia enquanto luta para conquistar o público e realizar o próprio sonho não será tarefa fácil. “Estamos desafiando os participantes a viverem todos esses dramas diante dos nossos olhos. Portanto, a música é um elemento que temos dentro do reality show, mas não é o único. É uma parte que nos anima, nos motiva, nos empolga e traz mais cor para o show”, conta Dourado.
Com a oportunidade de mostrar seu trabalho em rede nacional, ter aprendizados com especialistas do mercado, trocas com ídolos e cantores consagrados e uma estrutura profissional à disposição, uma coisa é certa: os participantes terão um apoio como poucos, na busca para ser uma grande estrela. Talento, carisma, estratégia e inteligência emocional são essenciais para a vida de qualquer artista, e isso não é diferente para eles. Conquistar o público com todas essas habilidades é fundamental não só para vencer o jogo, mas para se manter no topo diante de um mercado tão disputado. “O ‘Estrela da Casa’ é uma oportunidade que eles têm de realizar esse sonho, uma luz no fim do túnel para muitos. Isso foi uma coisa que ouvi muito dos candidatos nas seletivas. Eles estão com muita vontade de ganhar”, revela Aída Silva, diretora geral do programa ao lado de Carlo Milani.
Sangue nos olhos para ir atrás do seu lugar no topo: essa é uma das características que todos os cantores do ‘Estrela da Casa’ demonstram ter em comum. Mas não a única. Selecionar o time de 14 participantes foi um quebra-cabeças para a direção. Dourado explica: “Levamos em consideração duas coisas macro: o talento e a personalidade. Mas quando você olha mais de perto para esses dois pontos, são muitas nuances, muitas variáveis. Buscamos por histórias de vida que são capazes de criar identificação com o grande público; carisma, que não pode faltar; e querer dar as caras, ter a capacidade de rir de si mesmo”.
A mistura de características e o que ela pode gerar é um dos diferenciais do programa para a apresentadora Ana Clara, que complementa analisando qual deve ser a reação do público diante das variáveis do game. “As pessoas não estão acostumadas a ver o artista de forma tão crua e real. Como ele se prepara, como dança, como briga, como chora? Essa conexão entre música e pessoa será um grande atrativo. E aí entra o dilema. Por exemplo: ‘Eu adoro você como cantor, mas te acho um participante péssimo’. Ou então: ‘Você é muito legal, mas canta um ritmo que eu não gosto’. O público terá que entender como vai escolher o seu favorito”, explica.
Uma estrela que nasceu na Globo
No comando das dinâmicas e com a responsabilidade de se comunicar não só com os participantes, mas também com todo o Brasil, está um talento que é, de fato, uma estrela da casa. Ana Clara começou sua carreira como apresentadora no ‘Vídeo Show’, logo depois de sua participação no ‘BBB 18’. Ela entrou no reality com a família e conquistou o público, chegando até a final. De lá para cá são muitos os programas em que Ana se destacou, em diferentes canais e plataformas: #RedeBBB, ‘Plantão BBB’, ‘BBB - A Eliminação’, ‘Panelaço’, ‘Túnel do Amor’, ‘Bate-Papo’ e ‘A Eliminação’, durante o ‘No Limite’, além da cobertura de grandes festivais, como Rock in Rio, Lollapalooza e Planeta Atlântida.
“Ana Clara é inteligente e tem muito domínio sobre o assunto reality show. Não é pouca coisa. Ela realmente analisa os personagens, fala com propriedade, conduz com maturidade e tem entendimento de que está lidando com a vida, os sonhos e o futuro das pessoas. É muito legal ver a evolução profissional da Ana. Acredito que ela, na relação com os participantes, será um espelho de possibilidades”, destaca o diretor geral Carlo Milani, que já trabalhou com Ana Clara no ‘Plantão BBB’, em 2021.
A apresentadora não esconde a realização pessoal com o ‘Estrela da Casa’. “Nos últimos seis anos eu fiz muitos trabalhos aqui na Globo, e uma das coisas que mais me anima nesse projeto é estar ao vivo todos os dias. A rotina do ao vivo é muito especial, é um termômetro direto do público. Na minha vida, sempre sonhei em ter um programa diário e ao vivo. Para mim, sem dúvida, é uma enorme conquista. O ‘Estrela’ é a conquista que venho buscando nos últimos anos”, ela comemora.
A dinâmica da competição: início do sonho musical
Para os competidores, o jogo começa antes do dia 13 de agosto. No pré-confinamento, cada um dos 14 cantores monta e grava seu repertório com oito músicas. Eles já começam a competição com uma canção disponível para o público ouvir, como um cartão de visitas. A partir da estreia, semana a semana, eles trabalham os singles restantes, lançando um de cada vez.
A semana começa às quartas-feiras. É neste dia que são divulgados os novos singles nas plataformas de áudio. Então, ao longo dos dias seguintes, os participantes trabalham na divulgação da música escolhida e se dedicam nas provas e dinâmicas para tentar conquistar benefícios no jogo. Aos domingos, Ana Clara reúne os competidores para definir os três participantes que encaram a votação do público. O ciclo termina na terça-feira, ao vivo, com o “Festival”, a “Batalha” e a eliminação de um dos participantes.
Os benefícios em disputa
O “Hitmaker” é o primeiro benefício colocado em jogo quando a semana começa: o competidor que tiver mais reproduções em sua música de trabalho conquista o posto. Na quarta-feira, as músicas são lançadas pelos cantores e a contagem de plays tem início. No domingo, ao vivo, Ana Clara anuncia quem acumulou mais reproduções e é o “Hitmaker” da semana. Além do título, ele ganha o direito de se apresentar no “Festival” e um mimo dos fãs.
A “Estrela da Semana” é definida por meio da “Prova da Estrela”. A dinâmica completa tem duas etapas. Às quintas-feiras, durante o dia, os competidores recebem a visita de profissionais do universo musical. Eles aprendem com os convidados, trocando experiências, e precisam desempenhar em grupo um desafio proposto por eles. À noite, no programa ao vivo, aqueles que se destacarem participam individualmente da segunda etapa, a “Prova da Estrela”. O ganhador se torna a “Estrela da Semana”, fica imune, conquista uma vaga para se apresentar no “Festival” e ainda indica dois participantes para a “Batalha”.
Já o “Dono do Palco” é o vencedor de uma prova em que todo tipo de habilidade de um bom competidor de confinamento pode ser testado. A disputa acontece aos sábados, durante o dia. O ganhador conquista uma vaga para se apresentar no “Festival”, garante imunidade e envia um cantor direto para a “Batalha”.
Os percalços da competição
Para se manter no jogo, os participantes precisam fugir dos desafios que podem dificultar a permanência no ‘Estrela da Casa’. A “Batalha” acontece às terças-feiras e é o momento mais temido da semana, com risco direto de eliminação. Os primeiros competidores a ficarem frente a frente com ela são os dois indicados pela “Estrela da Semana”. Mas eles têm uma chance de escapar: vencer o “Duelo”, apresentado ao vivo por Ana Clara no programa de sexta-feira.
No “Duelo”, os dois competidores disputam a preferência dos fãs em uma apresentação ao vivo. Eles cantam cada uma música e o público salva o preferido em uma votação rápida no gshow. Para o outro, não tem mais escapatória: ele vai enfrentar o risco de ser eliminado. A votação da casa para definir quem vai para a “Batalha” é aos domingos. São três integrantes: o perdedor do “Duelo”, o indicado pelo “Dono do Palco” e o cantor mais votado pelos próprios colegas. O público vota no gshow para salvar e o menos votado deixa o programa na terça-feira, depois do “Festival”.
O “Festival”
Todo artista busca o público, o aplauso, a visibilidade, o reconhecimento. E existe oportunidade melhor para experimentar tudo isso do que se apresentando ao vivo, em rede nacional? No ‘Estrela da Casa’, terça-feira é dia de “Festival”, o auge semanal da competição. Mas nem todos têm vaga. Para fazer parte do line-up os cantores vão precisar correr riscos.
Há duas situações que levam ao palco do “Festival”: a primeira é se destacar no jogo, seja vencendo provas e ocupando o lugar de “Estrela da Semana” ou “Dono do Palco”, seja se tornando o cantor mais ouvido da semana, o “Hitmaker”. A segunda é o oposto: os três participantes que estiverem mais próximos da eliminação, na “Batalha”, cantam para mostrar ao público que merecem a chance de permanecer no reality show.
Aprendizados, diversão e troca de experiência com especialistas
Enquanto participam de uma acirrada competição, os 14 cantores do ‘Estrela da Casa’ têm acesso a ferramentas e experiências únicas da vida profissional. Toda semana, eles têm um encontro marcado com especialistas do mundo da música, pessoas que são referência nas variadas tarefas que envolvem o planejamento de uma carreira de sucesso. Pode ser um produtor musical, preparador vocal, coreógrafo ou outro dos profissionais que auxiliam um artista a se colocar da melhor maneira no mercado. No programa, são eles a visita das quintas-feiras, que deixam para os competidores os mais valiosos ensinamentos e que lançam e avaliam o desafio determinante da primeira etapa da “Prova da Estrela”.
E que tal a chance de trocar figurinhas com nomes consagrados da música nacional? A cada segunda-feira, os participantes recebem um deles para uma tarde de bate-papo e música, na “Jam Session”. Cantores conhecidos e já amados pelos brasileiros vão ao estúdio musical do ‘Estrela da Casa’ para dividir com os concorrentes do reality um pouco da própria trajetória e dos aprendizados que tiveram no caminho. À noite, o artista convidado comanda um show ao vivo no programa. E tem um bônus: a “Estrela da Semana” pode apresentar um número musical com ele, com exclusividade.
Não termina aí! Todas as sextas-feiras acontecem as “Baladas”. São o momento para os competidores relaxarem, se divertirem – quem sabe tretarem – e mostrarem que são tão bons na pista de dança quanto nos palcos.
Imersão e interatividade do início ao fim
O sonho de qualquer artista é ter o seu trabalho reconhecido. O público é figura essencial para que isso aconteça e no ‘Estrela da Casa’, ele ganha ainda mais protagonismo nas decisões, indo além das votações no gshow e ajudando a definir também as principais dinâmicas do jogo. Interativo e multiplataforma, o novo reality coloca os fãs no centro da conversa e dá a ele uma novidade nessa interação: a dinâmica do “Hitmaker”.
Cada participante lança sua música da semana e, a partir daí, o público pode curtir a sua canção favorita em sua plataforma de áudio predileta. No entanto, na escolha do “Hitmaker”, a música será contabilizada nos seguintes players: Spotify, Deezer, Amazon Music, canal do Multishow no YouTube, Globoplay e gshow, que também criou uma plataforma musical para o programa. Aquele que tiver a música mais ouvida nesses players, será o “Hitmaker” da semana e ganha benefícios no game. “Quando pensamos em uma competição baseada na construção de uma carreira musical, percebemos o quanto é importante para o artista ter algum tipo de feedback. Então, desde o começo das nossas conversas, buscamos trazer o público mais para perto de alguma forma. Para além disso, tem aí o olhar de sempre renovar a forma que eles interagem com a gente. Assim, nasceu o 'Hitmaker'”, afirma o diretor artístico Rodrigo Dourado.
A casa com recursos para um grande artista
É no ‘Centro de Produção de Realities’ que a casa dos novos cantores está localizada, equipada com todas as ferramentas necessárias para fazerem suas carreiras acontecerem. O local, que há mais de duas décadas é palco de inúmeras atrações da Globo – do ‘Big Brother Brasil’ e Fama à cozinha para reality culinário, cenário de Hackathon e até para algumas cenas de novela – ganha ainda mais peso e importância com a chegada do ‘Estrela da Casa’. Criado há 24 anos, o espaço se adaptou a necessidades do novo programa, que vão do crescimento da equipe às novas encomendas de montagem de provas e novas dinâmicas, e ganhou cômodos exclusivos. Além da casa-estúdio, o local conta com um galpão para realização de grandes provas, galpões para montagens, galpão de figurino e um prédio com todas as salas de trabalho de equipes, produção e direção. O ‘Centro de Produção de Realities’ também tem uma característica única: as salas de edição, conteúdo e switchers (salas de transmissão) ficam dentro do mesmo complexo.
Investindo em um formato inédito e apostando na força dos reality shows no Brasil, com o ‘Estrela da Casa’ a Globo aumenta o seu portfólio de produtos originais. Idealizado pelo núcleo de reality shows, comandado por Boninho, o projeto reúne ideias e aprendizados que a equipe teve ao longo dos últimos 20 anos. “Queríamos um reality show forte, de engajamento. E havia o desejo de trazer de volta as competições de música. Acreditamos bastante nesse formato que tem a base de um reality de convivência e é capaz de mobilizar as torcidas”, conta Boninho, diretor de gênero Variedades e Realities.
Com estética industrial e urbana, a moradia dos participantes é feita para acolher as principais dinâmicas do jogo com conforto, ao mesmo tempo em que oferece estrutura profissional para um grande músico. Na cenografia, um dos destaques é um set criado exclusivamente para produção de conteúdo digital, com um telão curvo e piso de LED que possibilitam escolher a atmosfera local a ser exibida. Os participantes podem usar o espaço para produzir vídeos, divulgar suas músicas, mandar recados para os fãs e pedir votos para a sua torcida. Afinal, para se destacar, a interação com seu público é fundamental.
Ainda dentro da casa, outro cômodo inédito: o estúdio musical. Equipado com microfone, instrumentos e tudo o que um cantor pode sonhar ter à disposição, ele pode ser usado no dia a dia para ensaios, composições e produções criativas – mas com tempo limitado, claro. Também é nesse estúdio que os confinados recebem a visita dos artistas consagrados na “Jam Session” e se apresentam no dia do “Duelo”.
Um destaque para lá de especial foi batizado de “Ponto de Encontro”, um local com dois ambientes, dentro casa, onde Ana Clara recebe os participantes presencialmente para os papos e dinâmicas. Sim, a apresentadora estará frente a frente com eles em alguns momentos do jogo, como o dia da votação, um dos mais tensos do reality.
Mas e o grande palco, espaço para os shows e festivais? Em um estúdio paralelo, do lado de fora da casa, um megapalco com estrutura de luz e som profissionais foi montado para receber o “Festival”, às terças-feiras. Um detalhe: os grandes shows do “Festival” são com plateia! É isso mesmo. O público que acompanha os seus favoritos diariamente pelas telas da Globo terá a chance de ver os participantes se apresentando de pertinho. É neste breve momento que os confinados do ‘Estrela da Casa’ têm acesso a uma das formas mais preciosas de feedback para um artista: as palmas e a empolgação dos presentes com sua performance.
‘Estrela da Casa’, uma parceria com Universal Music Brasil
Dentro da casa os participantes terão à disposição encontros com profissionais do mercado da música, os melhores produtores, o carinho e reconhecimento do público e a oportunidade única de trocarem com grandes nomes da música. O vencedor sai do reality com uma bagagem e tanto! Mas o apoio profissional ao novo cantor (a) não acaba quando o programa termina.
A Universal Music Brasil faz parte do projeto com a troca constante de consultoria e expertise sobre detalhes da indústria musical, relação com fãs e plataformas de distribuição e toda a rotina que envolve o desenvolvimento de um novo artista. E, ao final da competição, a companhia ainda será a nova “casa” do vencedor do reality. A futura estrela da casa terá como prêmio, além dos R$ 500 mil da Globo, um contrato com a Universal Music Brasil, incluindo gestão de carreira (Global Talent Service/GTS). A gravadora ainda colabora nas etapas de distribuição das músicas dos participantes e promoção e desenvolvimento das carreiras artísticas.
Com um casting que inclui nomes como Jão, Lauana Prado, Léo Santana, Simone Mendes, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Felipe Araújo e Carol Biazin, entre outros, a companhia traz sua rotina para a vida do novo talento se envolvendo desde a seleção do repertório musical, lançamento e promoção de single e conteúdo audiovisual até o desenvolvimento da imagem do artista, shows e turnês, entre outras ativações. Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil, fala sobre como esse trabalho pode ajudar no desenvolvimento artístico desse campeão, a seguir.
Como foi a parceria entre Universal Music e Globo?
O DNA da Universal Music é o desenvolvimento artístico. Ficamos entusiasmados em aplicar nossa experiência no programa, preparando os participantes para alcançar seu potencial máximo e progredir no meio musical. Será também uma divertida jornada de conhecimento do público sobre a indústria da música durante um programa de entretenimento que carrega a reconhecida qualidade da Globo.
Como será, exatamente, o apoio aos artistas?
O apoio começa antes mesmo de o programa estrear, participando da seleção de repertório, todo o processo de preparação para a distribuição das músicas que eles irão lançar ao longo do programa. Com o nosso trabalho junto à Globo, proporcionamos a eles toda a estrutura que artistas da música necessitam para projetar e desenvolver sua carreira. Esses artistas também contarão com a projeção da Universal Music através de nosso ecossistema que se somará ao da Globo.
São muitos talentos pelo Brasil. O que você apontaria como uma característica importante que um novo artista precisa ter?
Talento, musicalidade, carisma e determinação são as principais características, mas elas sozinhas não sustentam uma carreira. É preciso criatividade para se destacar, consistência na criação, habilidades para tomar decisões estratégicas de sua carreira e capacidade de se promover, interagir com fãs e criar uma marca pessoal forte. Ter o dom de liderar sua marca como uma start-up.
Qual a importância de um programa como o ‘Estrela da Casa’ para o mercado musical brasileiro?
Os realities musicais produzidos pela Globo têm a vocação de jogar holofote na vasta produção musical do país, trazendo para o público talentos que poderiam levar muito mais tempo para se projetar. Aqui mesmo na Universal temos nomes consagrados que saíram de programas, como Lauana Prado, Carol Biazin, WD e Thiaguinho (do selo Virgin e distribuído pela Universal). O ‘Estrela da Casa’ vai proporcionar muito além de holofotes, mas também a oportunidade de mostrar para o grande público o trabalho por trás do talento musical de um artista.
O poder multiplataforma do ‘Estrela da Casa’
Kenya Sade comanda o ‘Backstage’ no Multishow
O Multishow tem um conteúdo especial inteiramente dedicado ao novo programa. A partir de 14 de agosto, às 00h45, o ‘Estrela da Casa – Backstage’ ganha as telas do canal sob o comando de Kenya Sade para um bate-papo divertido com o eliminado da semana. Na atração, exibida toda quarta-feira, os talentos têm a oportunidade de contar sua experiência com as disputas e os desafios da convivência diária com os outros competidores do jogo. São sete episódios embalados por quadros que, é claro, têm a diversão como uma das premissas, com direito a muita música.
Quem sair da casa chega ao programa com tratamento de estrela: o cenário, inspirado em uma fachada de casa de show, tem o nome do eliminado da semana estampado no letreiro e até um palco pocket com instrumentos para que os aspirantes a astro nacional usem e abusem nas performances artísticas. O programa conta, ainda, com dinâmicas musicais irreverentes. O Multishow exibe também 1 hora de “espiadinha” diária, logo após a exibição ao vivo do ‘Estrela da Casa’ na TV Globo, para garantir que o público fique por dentro de tudo que acontece no novo reality.
Kenya Sade espera mostrar autenticidade e entregar entretenimento e conteúdo ao público “de forma leve e divertida”. “Quando recebi o convite para o 'Estrela da Casa', quase caí para trás. Primeiro fiquei em pânico; depois, extremamente feliz e grata por tudo que tem acontecido”, vibra a jornalista, que já apresentou diversos festivais musicais para Multishow e TV Globo e adora assistir a programas de confinamento. “A música é meu território e faz parte da minha vida, a começar pelo meu nome. ‘Sade’ é em homenagem à cantora Sade Adu. E eu sou uma grande apaixonada pelas dinâmicas, provas, os burburinhos dentro da casa e os debates que surgem fora dela comovendo o país nos realities de confinamento. A entrega dos jogadores é sempre muito gostosa de acompanhar”, diz.
Silvero Pereira e Ceci Ribeiro no ‘Bate-Papo’ do gshow
O gshow é o ponto de encontro oficial do ‘Estrela da Casa’, no qual o público fica por dentro de tudo que acontece no reality e vota para decidir o destino dos participantes. Já no aquecimento para a estreia, todas atualizações sobre o formato, elenco e confinamento estão disponíveis na página dedicada ao reality (gshow.com/estreladacasa).
Ao longo da exibição do programa, o portal oferece cobertura diária, com páginas dos competidores; destaques dos principais acontecimentos da casa; resumo das dinâmicas da semana; vídeos exclusivos produzidos pelos participantes, além de trechos das câmeras ao vivo; e a repercussão nas redes sociais. Outro destaque são os conteúdos interativos. O público pode participar de enquetes e de duas votações semanais: a disputa do “Duelo”, durante o programa ao vivo, e a “Batalha”, envolvendo a eliminação dos participantes. Mais uma novidade é que no gshow é possível contribuir para a definição do “Hitmaker” da semana, a partir do consumo dos singles dos talentos disponíveis em vídeo no portal.
A oferta fica completa com o ‘Bate-Papo Estrela da Casa’, programa apresentado por Silvero Pereira e Ceci Ribeiro, que entrevistam os eliminados às terças-feiras, logo após deixarem o programa.
Comandar a primeira entrevista com um participante que deixa o confinamento é algo que não assusta Ceci Ribeiro, que começou sua carreira no rádio e já entrevistou uma centena de estrelas musicais. A apresentadora faz sua estreia em rede nacional depois de 15 anos comandando programas de entretenimento na TV Integração, afiliada Globo em Minas Gerais. “A pessoa acabou de sair, você precisa fazer uma descompressão e, ao mesmo tempo, dar uma primeira perspectiva sobre o que está acontecendo em torno do reality. Eu acho que o melhor que faço agora é pedir muitas dicas para Ana Clara”, se diverte Ceci ao imaginar sua nova missão ao lado de Silvero Pereira.
Ela comemora as companhias: “Eu ainda estou processando que vou trabalhar com a melhor equipe de reality show do mundo. Só tem gente de quem sou fã. Admiro muito o Silvero. E estou igual a internet toda, que está há anos pedindo a Ana à frente do próprio programa, vibrando que vou ver acontecer, e bem de perto”.
Silvero Pereira, ao contrário de Kenya e Ceci, faz no ‘Bate-papo Estrela da Casa’ sua estreia como apresentador. O ineditismo, no entanto, se resume à função, já que o ator se considera bastante íntimo do gênero reality show. “Fiquei muito emocionado e empolgado com essa nova experiência e tenho certeza de que vou me divertir muito. Sou um veterano de competições”, brinca ele, que foi campeão do ‘The Masked Singer Brasil’ e vice-campeão do ‘Show dos Famosos’.
O ator destaca a oportunidade de conciliar duas paixões pessoais em um só projeto: “Mergulhei na música nos últimos oito anos e venho estudando e me aperfeiçoando como artista cantor. Acabo de lançar um EP e de circular com shows pelo Brasil. Entendo um pouco de técnica e produção musical. Me sinto honrado em fazer parte de um programa novo e sobre esse assunto, que vai trazer um frescor para o público”.
Tem ‘Estrela’ 24h no Globoplay e exibição em 4K e Dolby Atmos
O ‘Estrela da Casa’ também invade o Globoplay. Quem adora saber tudo o que acontece durante os realities e está contando as horas para ficar por dentro das novidades pode acompanhar diariamente a plataforma, que conta com transmissão em tempo real da casa, totalmente vigiada por câmeras. Os fãs ainda podem assistir no Globoplay à íntegra dos programas inéditos que são exibidos na TV Globo, no gshow e no Multishow.
A Globo também prepara uma série de soluções tecnológicas para trazer uma experiência imersiva e inovadora para quem está do outro lado da tela. Ao longo do reality, a cobertura completa do Globoplay traz dez canais simultâneos e um mosaico no ar 24 horas por dia.
E a novidade preparada para o ‘Estrela da Casa’ é o sinal em 4K e som imersivo Dolby Atmos que estarão disponíveis em todas as apresentações ao vivo, realizadas às terças-feiras, no “Festival”. Esta tecnologia permite que o próprio device (TV ou soundbar) seja capaz de identificar e processar o áudio na melhor definição disponível no mercado, criando um ambiente imersivo e colaborando para uma experiência ainda melhor para quem assiste aos grandes shows semanais do programa.
Compromisso com a sustentabilidade
O ‘Estrela da Casa’ nasce totalmente inserido na agenda ambiental da Globo. Alinhado às práticas do Guia de Produções Verdes, o novo reality conta com pelo menos 75 ações sustentáveis em áreas como arte, caracterização, cenografia, figurino, produção e tecnologia. Estão previstas iniciativas como captação e reutilização de água de chuva, coleta seletiva para os participantes, reaproveitamento de cenários, além de destinação circular para os resíduos, com a implantação de uma central de triagem dedicada ao programa.
‘Estrela da Casa’ estreia como sucesso comercial
A Globo comercializou 16 cotas comerciais de seu novo reality musical, ‘Estrela da Casa’, que estreia em 13 de agosto. Antes mesmo de ir ao ar, o programa já conquistou 13 anunciantes, número que pode aumentar. Nas cotas principais de patrocínio estão Mercado Pago, L’Oréal, Budweiser, Perdigão, Mercado Livre e EstrelaBet. Comfort garantiu a cota Top Acorde e Dove garantiu a cota Top Compasso. A lista de parceiros do programa conta ainda com L´Oréal, Brilhante, Hellmann´s e Midea, em combos de Segmento; Budweiser, Mercado Pago e Kwai, em combos Dinâmica; e Ballantines em combo Avulso.
Fique craque no glossário do ‘Estrela da Casa’
Hitmaker: É quem tem a música mais ouvida da semana. Os participantes lançam uma música de trabalho na quarta-feira. O single fica disponível nas plataformas de streaming e a contagem de plays tem início. Quem emplaca a canção mais ouvida na semana vira o “Hitmaker”, ganha um presente dos fãs e consegue uma das vagas para cantar no “Festival”.
Estrela da Semana: É quem vence a “Prova da Estrela”, uma dinâmica de duas etapas. Na primeira, divididos em grupos, os participantes encaram um desafio deixado pelos especialistas convidados da semana. Aqueles que se saírem melhor disputam a segunda etapa, que é uma prova durante o programa ao vivo. O vencedor vira a “Estrela da Semana”, que ganha o direito de cantar no “Festival”, fica imune e indica dois competidores para a “Batalha”.
Dono do Palco: É quem vence a última prova da semana que garante um benefício. O “Dono do Palco” ganha imunidade, canta no “Festival” e indica um participante direto para a “Batalha”.
Duelo: É a prova que pode salvar um dos dois participantes indicados para a “Batalha” pela “Estrela da Semana”. A decisão é do público: cada um apresenta uma música e aquele que receber mais votos se salva. O outro vai direto para a “Batalha”.
Batalha: É a decisão final de cada semana, disputada por três participantes: o perdedor do “Duelo”, o indicado pelo “Dono do Palco” e o participante que for mais votado pela casa. Os três precisam batalhar pela preferência do público para tentar permanecer no jogo. O voto popular é para ficar, e o menos votado deixa o reality.
Festival: É o momento mais aguardado da semana, o dia do grande show. Ele é decisivo para o trio de participantes da “Batalha”, que corre risco de eliminação: para eles, a apresentação é a última chance de conquistar o público antes do resultado da votação. O “Hitmaker”, a “Estrela da Semana” e o “Dono do Palco” também se apresentam.
Para anotar na agenda
Quarta-feira: É dada a largada para a corrida do “Hitmaker”. Cada participante escolhe a sua música de trabalho e defende para o público a estratégia de lançamento. Os singles ficam disponíveis nas plataformas de áudio e a contagem de plays tem início.
Quinta-feira: Dia de definir a “Estrela da Semana”. Os participantes passam a tarde com um especialista convidado e cumprem um desafio. À noite, no programa, os vencedores realizam a “Prova da Estrela”. Na sequência, a “Estrela da Semana” indica dois concorrentes para a “Batalha”.
Sexta-feira: Dia do “Duelo”. Os dois indicados pela “Estrela da Semana” se apresentam ao vivo e o público vota para salvar um dos competidores; o outro se confirma na “Batalha”. Na sequência, tem “Balada”.
Sábado: O público acompanha durante o dia a prova que define o “Dono do Palco”. No programa à noite, o vencedor indica um participante para a “Batalha”.
Domingo: A noite começa com Ana Clara revelando o “Hitmaker” da semana. Na sequência, a casa vota para finalizar a formação da “Batalha”. Disputam a preferência do público o perdedor do “Duelo”, o indicado pelo “Dono do Palco” e o mais votado pelos participantes. Então, é aberta a votação no gshow que define os dois cantores que permanecem no jogo.
Segunda-feira: Dia da “Jam Session”. Os participantes recebem a visita de um talento da música para uma oportunidade única de trocar experiências com quem já é um grande ídolo. À noite, no programa, o convidado faz um show para o público e canta uma música com a “Estrela da Semana”.
Terça-feira: Noite de “Festival”. O “Hitmaker”, a “Estrela da Semana” e o “Dono do Palco” cantam para celebrar suas conquistas. Já os três integrantes da “Batalha” performam para conseguir um resultado favorável da votação em curso com o público. No fim do programa, Ana Clara anuncia o resultado da “Batalha”: dois participantes são salvos e um deixa a competição.
‘Estrela da Casa’ é um formato original e inédito da Globo, com direção artística de Rodrigo Dourado, direção geral de Aída Silva e Carlo Milani, produção de Maiana Timoner e Rodrigo Tapias, roteiro de Edu Sciortino e Rafael Chaché e direção de gênero de Boninho. O programa vai ao ar de segunda a sábado, após ‘Renascer’, domingos, após o ‘Fantástico’, e tem desdobramentos no Multishow, Gshow e transmissão 24 horas por dia no Globoplay.