Globo, Record, Band, RedeTV! e TV Gazeta emitiram nota de pesar pela morte do ícone da TV brasileira.
17/8/2024 — 15h51
A morte de Silvio Santos causou comoção em todo o Brasil e até mesmo, emissoras concorrentes, lamentaram através de notas de pesar assinadas por seus acionistas, assim como também dedicaram parte das suas programações para prestarem homenagens ao maior apresentador da TV brasileira, que nos deixou neste sábado (17) aos 93 anos.
Logo após a confirmação da morte do apresentador através das redes sociais do SBT, emissora da qual ele era proprietário, as demais emissoras interromperam suas programações para tratar do assunto como a Globo que exibia o "É de Casa", a Record que exibia o "Fala Brasil" e a Band que exibia o "Band Kids".
Além de interromper a programação, as emissoras também divulgaram notas de pesar, leia-as abaixo:
Globo
“O Brasil se despede hoje com tristeza de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs”.
- João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo
"No dia em que a televisão brasileira acordou já com saudades de um de seus grandes talentos, lembro com carinho e gratidão dos anos em que Silvio Santos ajudou a escrever também a história da Globo. De 1965 a 1969, o 'Programa Silvio Santos' foi exibido pela TV Globo para a cidade de São Paulo e depois, até 1976, foi levado para todo Brasil. Já desde então se destacavam a alegria e o talento que divertiram os domingos dos brasileiros e inspiravam tantos profissionais. É com carinho que me recordo também da relação de amizade, admiração e respeito mútuos que tinha com meu pai, Roberto Marinho, com quem compartilhou três grandes paixões: a comunicação, a televisão e o Brasil. À família, aos amigos, aos colegas do SBT e aos fãs, a nossa solidariedade. Ao Silvio, nosso muito obrigado".
Record
"Com grande pesar que o Sr. Edir Macedo, sua família, o CEO da RECORD, Sr. Marcus Vinícius Vieira, os funcionários, diretores e colaboradores da RECORD recebem a notícia de que uma parte da história da televisão brasileira se encerrou neste sábado, 17 de agosto de 2024, com a morte de Senor Abravanel. Infelizmente chega o dia que Silvio Santos e seu público se separam.
A TV nacional foi construída pela ação heroica e visionária de empresários audaciosos que ousaram simplesmente inventá-la. Silvio Santos, nesse enredo, foi um personagem único. Dentre estes pioneiros, somente ele trabalhou para além dos bastidores e das decisões empresariais, colocando seu rosto, sua voz e um carisma inigualável à frente das câmeras.
Em 93 anos de vida, mais de 60 se confundem com a televisão. Silvio Santos foi camelô, animador de circo, locutor e radialista em seus primeiros passos profissionais. E cada um deles parecia destinado à levá-lo para a carreira que o tornaria célebre para todos os brasileiros, a de homem de TV. Porque Silvio Santos não era tão somente apresentador ou proprietário de uma emissora, ele era a TV. Personificando-a como ninguém, Silvio Santos ajudou a moldá-la com seu estilo único e personalista, contribuindo para sua consolidação como a mídia mais importante para o brasileiro em todos os cantos do país.
Impossível não destacar que, como apresentador, deixa a programação de domingo como um de seus grandes legados. Ninguém dominou como ele o desafio de oferecer atrações populares e bem ao gosto do brasileiro. Um talento que fez dele referência incontestável.
No papel de empresário, não foi menos brilhante. Empreendedor nato, adquiriu o primeiro canal no Rio de Janeiro, em 1975, a TV Studios Silvio, a TVS. Depois tornou-se sócio da RECORD, emissora que mais tarde decidiu vender para os atuais acionistas. A partir de então, focou sua atenção na antiga TVS, que cresceu até formar o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.
Sempre querido no meio da comunicação, Silvio Santos teve uma relação de respeito e amizade com o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo. Em 2015, ele fez questão de conhecer o Templo de Salomão, em São Paulo, onde resgatou parte de sua origem judaica.
Band
"O Grupo Bandeirantes de Comunicação lamenta a morte de Silvio Santos. João Saad, presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, emitiu um comunicado sobre o ocorrido.
O apresentador e empresário Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17) em São Paulo. A informação foi confirmada pelo SBT nas redes sociais.
Em nome da família Saad e da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão me solidarizo com os seus familiares e companheiros de trabalho do SBT.
Silvio Santos foi o maior comunicador da história da TV Brasileira. Deixa gerações de fãs e de seguidores e um enorme legado que não será esquecido.
João Saad
Presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão"
RedeTV!
"Silvio Santos não foi apenas um apresentador. Ele foi um gênio do entretenimento, um visionário e um mestre da comunicação que cativou milhões de lares por décadas. Sua energia, carisma e dedicação foram a força que transformou sonhos em realidade e que ajudou a moldar a história da televisão no Brasil.
Nesta hora de dor, a RedeTV! presta a sua mais sincera homenagem e envia condolências à família, amigos e fãs do apresentador.
Descanse em paz, Silvio Santos. Seu brilho, sorriso e voz jamais serão esquecidos".
TV Gazeta
"A Fundação Cásper Líbero lamenta profundamente o falecimento do apresentador e empresário Senor Abravanel, conhecido popularmente com Silvio Santos.
Um dos maiores ícones da comunicação no Brasil, Silvio Santos encantou gerações com seu carisma, humor e talento. Sua irreverência transformou a forma como consumimos entretenimento, deixando um legado para a televisão brasileira.
A Fundação Cásper Líbero, assim como milhões de fãs, sente a perda e reconhece o valor deste comunicador tão amado pelo País e que eternizou a sua marca na tela e corações dos brasileiros.
Em nome da TV Gazeta, Gazeta FM, Faculdade Cásper Líbero e Gazeta Esportiva, a Fundação Cásper Líbero se solidariza com a família e amigos neste momento de dor e consternação".