Botafogo se mantém na liderança, mas vê Palmeiras no retrovisor.
22/9/2024 — 23h32
A 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024 chegou ao fim na noite deste domingo (22) com a partida entre Criciúma e Athletico Paranaense disputada no Sul de Santa Catarina, mas uma coisa é certa, o Botafogo segue líder da competição, mas vê o Palmeiras pelo retrovisor a apenas três pontos de diferença. Na parte debaixo da tabela, Vitória e Corinthians venceram e ganharam sobrevida na briga contra o rebaixamento, enquanto Atlético-GO e Cuiabá seguem afundados na zona da degola.
Abaixo, você confere o resumo da rodada começando com os três jogos disputados no sábado (21) e mais os sete demais jogos deste domingo (22):
- Corinthians 3x0 Atlético-GO
Em partida marcada pela expectativa da estreia do holandês Memphis Depay com a camisa do Corinthians, a torcida lotou a Neo Química Arena e viu o Corinthians vencer um adversário direto na briga contra o rebaixamento pelo placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Romero, duas vezes, e por Rodrigo Garro após belo passe de Igor Coronado. O estreante, Memphis teve a chance de marcar o quarto gol, mas a bola parou no pé esquerdo do goleiro Pedro Rangel.
Com a vitória, o Timão chegou a 28 pontos, mesma pontuação do Vitória, mas por ter duas vitórias a menos que o time rubro-negro acabou permanecendo na zona do rebaixamento na 17ª colocação. Já o Atlético-GO segue na lanterna com 18 pontos.
- Vitória 1x0 Juventude
No Barradão, em Salvador, o Vitória recebeu o Juventude e conseguiu garantir três pontos para seguir vivo na briga contra o rebaixamento para a Série B 2025 e conseguiu derrotar uma equipe que tem uma situação um pouco mais tranquila, mas mesmo assim também está na briga na parte debaixo da tabela.
O gol da vitória foi marcado em cobrança de pênalti convertido pelo Gustavo Mosquito.
Com o triunfo do Vitória, a equipe baiana chega a 28 pontos e fica na mesma pontuação do Corinthians, mas como tem duas vitórias a mais, seguiu fora da zona do rebaixamento. Já o Juventude ficou com 32 pontos na 11ª colocação.
- Fluminense 0x1 Botafogo
No clássico carioca onde ambas as equipes estão envolvidas em brigas totalmente diferentes na tabela do campeonato, mas também estão na briga por uma vaga na fase semifinal da Libertadores no meio de semana, Fluminense e Botafogo fizeram uma partida bastante disputada e até mesmo de certo ponto equilibrada com os dois goleiros Fábio para o lado tricolor quanto John para o Glorioso fazendo grandes defesas.
A partida foi decidida no último lance com uma bobeada de Felipe Melo que perdeu a bola dentro da área para Gregore que chegou antes do goleiro Fábio e deu o passe para Luiz Henrique totalmente livre marcar o gol da vitória e garantir mais três pontos para o Botafogo.
Com a vitória, o Botafogo chegou a 56 pontos, três a mais que o vice-líder Palmeiras. Já o Fluminense com a derrota ficou com 27 pontos e entrou na zona do rebaixamento ficando na 18ª colocação, mas com um jogo a menos.
- Fortaleza 4x1 Bahia
Após uma derrota por 2 a 0 para o Corinthians pela Sul-Americana, o Fortaleza não se abateu e no clássico nordestino acabou goleando o Bahia por 4 a 1 em partida disputada na Arena Castelão, na capital cearense.
Os gols da vitória do Leão do Pici foram marcados por Marinho (2x), Poccethino e Renato Kayzer. O gol do Bahia foi convertido por Everaldo.
Com a vitória, o Fortaleza chegou a 52 pontos ficando a quatro pontos do líder Botafogo e a apenas um do Palmeiras, vice-líder. Já o Bahia estaciona nos 42 pontos na sexta colocação, dentro da zona da Pré-Libertadores.
- Atlético-MG 3x0 Red Bull Bragantino
Pensando no jogo da volta pela Libertadores na próxima quarta-feira (25) contra o Fluminense, o Atlético-MG iniciou a partida com um time reserva e simplesmente não tomou conhecimento do Red Bull Bragantino ao derrotar o time de Bragança Paulista por 3 a 0, isso que ainda errou um pênalti.
Os gols da vitória atleticana foram marcados por Deyverson, Cadu e Hulk.
Com a vitória, o Atlético-MG chegou a 36 pontos e ficou na 9ª colocação. Já o Red Bull Bragantino ficou com 31 pontos e está na briga contra o rebaixamento na 14ª colocação a apenas três pontos da zona do rebaixamento.
- Vasco 0x1 Palmeiras
Em jogo bastante equilibrado, o Palmeiras conseguiu marcar o único gol da partida após uma falha defensiva do Vasco sobrando para Flaco López converter o gol e se tornar o quarto jogador sob o comando de Abel Ferreira a marcar 21 gols em uma mesma temporada, assim como fizeram Rony em 2022 e Raphael Veiga nos anos de 2021 e 2022.
O Vasco até mostrou mais imposição no segundo tempo, porém, não conseguiu ultrapassar a forte marcação do time de Abel Ferreira que soma mais três pontos e segue na perseguição ao Botafogo que é líder com três pontos a frente do alviverde.
Com a vitória, o Palmeiras chegou a 53 pontos e termina a rodada na vice-liderança. Já o Vasco termina na 10ª colocação com 35 pontos.
- Grêmio 3x1 Flamengo
Jogando na Arena, o Grêmio venceu o Flamengo por 3 a 1 e se manteve firme na briga contra o rebaixamento, porém, em uma partida onde fez muito esforço para ganhar de um time totalmente reserva do rubro-negro carioca. O clube gaúcho abriu o placar com Cristaldo em chute de fora da área, mas acabou vendo o empate com Matheus Gonçalves no primeiro tempo.
No segundo tempo, o Flamengo continuou pressionando o time gaúcho, mas quem aproveitou as oportunidades foi o Grêmio que ampliou o placar com Braithwaite que aproveitou o rebote do goleiro Mateus Cunha e Diego Costa de cabeça deu números finais a partida.
Com a vitória, o Grêmio chega a 31 pontos e termina a rodada na 12ª colocação com dois jogos a menos. Já o Flamengo fica na 4ª colocação com 45 pontos, a 11 pontos do líder Botafogo e a sete do terceiro colocado Fortaleza e ainda vai pressionado para o jogo de volta da Libertadores onde precisa reverter um placar adverso contra o Peñarol no Uruguai.
- Cuiabá 0x0 Cruzeiro
Num jogo pouco criativo, Cuiabá teve um péssimo resultado para quem está na briga contra o rebaixamento já que com o empate acabou ficando a cinco pontos do primeiro time fora da zona da degola, mas com um jogo a menos. Já o Cruzeiro perdeu a oportunidade de se consolidar na briga pelo G4 que leva à próxima Libertadores.
Com o empate, o Cuiabá chegou a 23 pontos e termina a rodada na 19ª colocação. Já o Cruzeiro fica na 7ª colocação com 42 pontos, mesma pontuação do Bahia, mas perde no número de gols marcados.
- São Paulo 1x3 Internacional
Pensando no jogo de volta contra o Botafogo na próxima quarta pela Libertadores, o São Paulo foi a campo neste domingo (22) contra o Internacional com um time praticamente todo reserva e acabou pagando caro por isso, pois acabou sendo amassado pelo colorado gaúcho, principalmente da segunda parte do primeiro tempo até o fim do jogo.
O São Paulo chegou a abrir o placar com gol de Luciano, mas o Internacional passou a dominar a partida e chegou ao empate em um golaço de Bruno Gomes, e virou a partida no segundo tempo com gols de Thiago Maia e Allan Patrick.
Com a vitória, o Internacional entrou na briga por uma vaga no G6 ao chegar aos 41 pontos e terminar a rodada na 8ª colocação, apenas um ponto de Bahia e Cruzeiro e a quatro pontos do Flamengo que está na 4ª colocação dentro do G4 que dá vaga direta à fase de grupos da Libertadores de 2025. Já o São Paulo estaciona na 5ª colocação com 45 pontos.
- Criciúma 0x0 Athletico-PR
O placar zerado até engana, mas a verdade é que o Athletico-PR saiu com um bom empate do Sul de Santa Catarina, pois principalmente no segundo tempo, o Criciúma empilhou chances desperdiçadas com grandes defesas do goleiro Mykael.
O resultado de 0 a 0 não é bom para nenhuma das duas equipes que seguem em jejum de vitórias no Brasileirão e estão cada vez mais perto da zona da degola. O Athletico tem 31 pontos na 13ª colocação enquanto o Criciúma está com 29 pontos na 15ª, a apenas um ponto a frente do Corinthians, primeiro na zona do rebaixamento.
Próximos jogos
Quarta-feira (25/09)
- 19h00 — Grêmio x Criciúma (Válida pela 5ª rodada)
- 19h00 — Red Bull Bragantino x Internacional (Válida pela 16ª rodada)
Sábado (28/09) — 28ª rodada
- 18h30 — Palmeiras x Atlético-MG
- 21h00 — Botafogo x Grêmio
Domingo (29/09) — 28ª rodada
- 11h00 — Juventude x Red Bull Bragantino
- 16h00 — São Paulo x Corinthians
- 16h00 — Fortaleza x Cuiabá
- 16h00 — Atlético-GO x Fluminense
- 18h30 — Cruzeiro x Vasco
- 18h30 — Internacional x Vitória
- 18h30 — Bahia x Criciúma
- 20h00 — Flamengo x Athletico-PR