O filme tem locução de Rita Lee e conta com entrevistas com vários nomes como Sócrates, Washington Olivetto, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgard Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos.
Por Ana Paula Nunes da Atômica Lab
25/11/2024 — 12h59
Para comemorar os dez anos de lançamento do longa documentário Democracia em Preto e Branco, dirigido por Pedro Asbeg, a produtora TvZero realiza , uma exibição comemorativa seguida de debate. O evento será gratuito e aberto para o público e acontece no auditório do Museu do Futebol no próximo dia 3 de dezembro, a partir das 19h, com a participação do ex-jogador Casagrande, e dos jornalistas e comentaristas, José Trajano e Juca Kfouri.
Em 1982, a ditadura militar completava dezoito anos de opressão e censura, a MPB sobrevivia de metáforas e o Corinthians era dominado pelo mesmo presidente em um período igualmente longo. Foi neste contexto de política, futebol e rock que foram vividos alguns dos mais importantes momentos recentes de nosso país. É sobre esse período de sonhos, conquistas, utopias e desilusões que trata o filme Democracia em Preto e Branco, exibido em mais de 20 países em festivais e vencedor de prêmios como o Prêmio FEISAL de Melhor Documentário no Havana Film Festival, Cuba, 2014, Melhor Filme filme do Thinking Football em Bilbao e Melhor Filme do CINEFOOT 2014.
O filme, que tem locução de Rita Lee, traz como entrevistados um time de personalidades, entre os quais o ex e o atual presidente da república, Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva, respectivamente, além de Sócrates, Washington Olivetto, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgard Scandurra, Frejat, Serginho Groisman e Paulo Miklos.
Serviço:
Dez anos de lançamento do filme “Democracia em Preto e Branco”
Exibição do filme + debate com a participação do ex-jogador Casagrande, e dos jornalistas e comentaristas, José Trajano e Juca Kfouri.
Data: 3 de dezembro
Local: Museu do Futebol - Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu, São Paulo
Horário: A partir das 20h
Evento gratuito
Ingressos: A retirada dos ingressos será feita na recepção do auditório do Museu do Futebol a partir das 19h
Sobre a TvZero
A TvZero é uma produtora audiovisual carioca que conta histórias de relevância social e cultural, apostando na renovação da linguagem, na qualidade técnica e também no sucesso artístico e comercial de seus projetos.
Em mais de 30 anos de existência, produziu cerca de 40 longas-metragens que levaram mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas e foram exibidos em mais de 200 festivais, muitos deles premiados no Brasil e no exterior. Entre eles "Malu" (Pedro Freire), vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio 2024, "Kasa Branca" (Luciano Vidigal), vencedor de 4 prêmios no Festival do Rio 2024, incluindo o de Melhor Direção, “Benzinho” (Gustavo Pizzi), abertura do Festival de Sundance 2018; "Gabriel e a Montanha" (Fellipe Barbosa), vencedor de dois prêmios na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2017 e "Nise - O Coração da Loucura" (Roberto Berliner), vencedor de mais de 20 prêmios em festivais internacionais, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival internacional de Cinema de Tóquio.
Na TV, se destacam as 4 temporadas da série “#MeChamaDeBruna” realizada em coprodução com a FOX Premium e vendida para 13 países, e a série documental “Eu Sou Assim", indicada ao Emmy Internacional 2018 na categoria de Melhor Documentário.
Sobre Pedro Asbeg
Pedro Asbeg é um documentarista em atividade desde 1997.
Seu mais recente trabalho como diretor é “O Ninho”, série de três episódios para a Netflix sobre o incêndio que matou 10 jovens atletas no Centro de Treinamentos do Flamengo. Recentemente, dirigiu a série “Lei da Selva - A História do Jogo do Bicho” para o Canal Brasil.
Antes, dirigiu quatro documentários de longa-metragem: “Mentiras Sinceras”, “Democracia em preto e branco”, “Geraldinos” e "América Armada".
Como editor, trabalhou em filmes como “Cidadão Boilesen”, “Vou rifar meu coração”, “Relatos do Front” e "Isabella", entre outros, além de séries como “Meu Amigo Bussunda” e “Romário”, tendo colaborado com emissoras e serviços de streaming como Netflix, Globoplay, HBO, Al Jazeera, ESPN e TNT.
Festivais
Offside Festival, Grécia, 2016
Minuto 90’, Lima, Peru, 2015
Football Film Festival, Melbourne, Australia, 2015
6° Cine Fest Brasil Brazilian Film Festival, Montevideo, 2015
11mm, Berlim, Alemanha, 2015
Festival International des Programmes Audiovisuels, Biarritz, França, 2015
Festival de Cinema Brasileiro de Montreal, Canadá, 2014
MARFICI, Argentina, 2014
In-Edit, São Paulo, 2014
Festival de Cinema Brasileiro de Paris, França, 2014
Prêmios
FICTS Buenos Aires, Argentina, 2015 | Prêmio de melhor filme
Festival Offside, Barcelona, Espanha 2015 | Prêmio de melhor filme
Thinking Football, Bilbao, Espanha, 2015 | Prêmio de melhor filme
FICTS Milão, 2014 | Menção Honrosa pelo Juri Oficial
Havana Film Festival, Cuba, 2014 | Prêmio FEISAL de Melhor Documentário
REcine, 2014 | Melhor Longa Metragem pelo Juri Popular, Menção Honrosa pelo Juri Oficial
CINEFOOT, São Paulo, 2014 | Melhor filme
CINEFOOT, Rio de Janeiro, 2014 | Melhor filme
É Tudo Verdade, 2014 | Menção Honrosa pelo Juri Oficial
Ficha Técnica
Direção: Pedro Asbeg
Produção executiva: Gustavo Gama Rodrigues e Rodrigo Letier
Locução: Rita Lee
Texto e redação: Arthur Muhlenberg
Edição: Renato Martins, edt.
Direção de fotografia: Rodrigo Graciosa
Som direto: Rene Brasil
Pesquisa: Marcio Selem
Videografismo: Renato Vilarouca e Rico Vilarouca
Identidade visual: Tiago Peregrino
Trilha sonora original: Lucas Marcier e Fabiano Krieger
Edição de som e mixagem: Damião Lopes
Correção de cor: Daniel Canela
Pós-produção: Anna Julia Werneck
Duração: 1h30’
Coprodução: TV Zero, Miração Filmes e ESPN