"Poder viabilizar esse sonho é uma missão recompensadora para todos nós. Somos gratos aos parceiros pelo apoio e aos noivos e noivas pela confiança em nosso trabalho" — secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha.
Por Flavio Fernandes* da @prefeituradelages
04/12/2022 — 11h48
Foto: Ary Barbosa / Prefeitura de Lages |
O início do mês de dezembro em Lages foi marcado pelo Casamento Comunitário. Neste sábado (3 de dezembro), 16 casais oficializaram a união em cerimônia realizada no auditório principal da Associação Empresarial de Lages (ACIL). A ação é organizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, através do setor Balcão Cidadão.
A cerimônia religiosa foi conduzida pelo frei Genildo Provin e pela pastora Cecília Sabatino Ribeiro. A oficial do Cartório de Registro Civil, Nara Paes Patrício Bernardi, e os juízes de paz, Aldo Spessatto e Alair Sell, oficializaram o registro civil dos casais.
A Prefeitura de Lages promove o Casamento Comunitário com gratuidade, desde os documentos do cartório, como a certidão de casamento, aos itens de beleza das noivas, a exemplo dos buquês, penteados e convites exclusivos.
“Mais uma edição do Casamento Comunitário é marcada por sucesso. Poder viabilizar esse sonho é uma missão recompensadora para todos nós. Somos gratos às empresas e instituições parceiras pelo apoio e aos noivos e noivas pela confiança em nosso trabalho”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha.
A musicista Carolina Paim, sonorizou a entradas das noivas com a inconfundível marcha nupcial ao toque do violino, emocionando a plateia presente no local. A Orquestra Sinfônica de Lages também colaborou com o evento. Após a solenidade, os noivos protagonizaram o tradicional brinde com espumante e o corte do bolo.
Histórias reais que emocionam
A maioria dos casais que participou desta edição do Casamento Comunitário já convive há anos. A dona de casa Sandra Aparecida dos Santos, 50 anos, e o pedreiro Geraldo da Luz, 57 anos, residem no bairro Santa Catarina. São 36 anos de amor e muito companheirismo. “Temos quatro filhos, que são nossos tesouros, Diego, Jéssica, Istéfane e Ana Carolina. Tínhamos o sonho de nos casarmos no papel, com direito a vestido de noiva e tudo mais, e hoje estamos aqui, alcançando esse objetivo”, comemora. “Só temos a agradecer a todos por nos proporcionar este momento tão único”, acrescenta Geraldo.
A emoção tomou conta do casal Alessandra Matos Camargo e Isaias da Silva Moreira, que estão juntos há um ano. Após o início do namoro, ambos decidiram morar juntos e algum tempo depois, Isaias teve de passar por uma cirurgia na coluna. Foi então que veio o pedido de casamento, um tanto quanto inusitado, feito por ele na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lages. “Estamos muito felizes por esse momento e também porque descobrimos agora, faltando apenas 18 dias para o casamento, de que nossa família vai aumentar”, comemora Alessandra ao falar da gravidez do primeiro filho.
Compartilham o teto há 5 anos a dona de casa Franciele Freitas Moreira de 25 anos, e o operador de loja Gilberto Varela dos Santos de 29 anos. Eles moram no bairro Santa Mônica. “Casar era um sonho que eu tinha ainda menina. Eu soube do casamento comunitário pela rádio e aqui estamos hoje. Não ter as despesas com o casamento facilita as coisas. A gente economiza e pode ter outras metas”, revela Franciele. O noivo Gilberto complementa: “Foi tudo muito bem organizado, só temos a agradecer e estamos muito realizados”.
Rede de parceiros unidos para realizar sonhos
Um evento desta dimensão contou com diversas parcerias. A decoração do auditório principal, cedido pela ACIL, foi realizada pela Floricultura Sequoia, que também ofertou a preço de custo ao Município, os buquês com flores naturais.
Os vestidos das noivas foram cedidos pelas empresas: Suelen Amorim Designer de Moda, La Única Ateliê e Cerena Rios. Os ternos ficaram a cargo dos noivos, assim como as alianças e os sapatos.
O Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Títulos de Documentos efetuou os trâmites burocráticos e encaminhamentos de emissão das certidões de casamento, gratuitamente, tanto para os cidadãos, quanto para o Poder Público, uma economia de aproximadamente R$ 500. O Fórum Nereu Ramos esteve engajado.
O Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) foi responsável pelos penteados e maquiagens de 15 noivas, sendo que uma optou por fazer os procedimentos por conta própria. A Lafi Cosméticos doou artigos de maquiagem e cabelo. O salão Maria Bonita Estética Facial disponibilizou o design de sobrancelhas às noivas.
A empresa Foto Studio e Decorações Ivete Mota Fenili, fez as fotografias do evento que poderão ser adquiridas pelos casais. A produtora Zero Quatro Nove e o Estúdio Killer Bee, forneceram a filmagem da solenidade, de graça. O Mercado Super Sete, Freitas Automóveis, Mercado Varela e a Padaria e Mercearia Freitas colaboraram com os espumantes para o brinde. A empresa Bread King e a loja Ouse doaram os bolos para a comemoração. As secretarias de Segurança Pública, Comunicação Social também cooperaram para a realização do evento.
O Hotel Le Canard, Nacional Park Hotel, Cabana Costão do Salto Caveiras, Hotel Fazenda Gralha Azul, Motel Le Parc e a Pousada Refúgio do Lago doaram como cortesias, hospedagens que foram sorteadas entre os recém-casados.
Os convites foram impressos pelo departamento de Gráfica da Prefeitura de Lages, com layout elaborado pelo setor de Artes. O Veteran Car Club de Lages levou ao local um veículo clássico, modelo Volvo ano 1958 para os noivos tirarem fotos. A Floricultura Paraíso das Flores doou um buquê para uma noiva. Já a empresa Du’artes Canecas Personalizadas ofertou as taças para o brinde a preço de custo. Gislaine Mannrich Estética Facial e Corporal disponibilizou um procedimento estético para sorteio.
*Com colaboração de Daniele Mendes de Melo
O Diversa Pop está no Facebook, Twitter, Instagram e no Whatsapp, você recebe as notícias publicadas aqui em primeira mão. Acesse aqui para participar do nosso grupo.