Pracinha da Cultura (Praça do CEU) e Centro Cultural do SESC recebem espetáculos gratuitos na sexta (24) e sábado (25).
Por Fabrício Furtado da FCL
20/03/2023 — 19h20
Unindo a dança e a arquitetura, o espetáculo “Dentre - circulação, intercâmbio e memória”, criado por Lídia Abreu e Mauro Filho, da Karma Coletivo de Artes Cênicas, chega em Lages na sexta-feira (24) com duas sessões a confirmar no Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa) e workshops no sábado (25) com inscrições pelo e-mail karmacoletivo.arte@gmail.com
O objetivo da Karma ao levar o espetáculo “Dentre” para as diferentes cidades catarinenses é estabelecer um diálogo com os públicos locais sobre criação em dança, memória, preservação de patrimônio e outros temas correlacionados. Também visa capilarizar o debate sobre dança e arquitetura em Santa Catarina, incentivar a criação em dança no Estado, debater sobre patrimônio e memória e estimular o intercâmbio entre artistas de diferentes regiões catarinenses.
A Pracinha da Cultura (Praça do CEU) no bairro Universitário também terá evento teatral. No sábado (25), às 19h, com entrada gratuita, o espetáculo “ORI: o sentido de re-existir” do grupo Teatro em Trâmite.
"ORI: o sentido de re-existir" traz para os palcos os questionamentos que sempre nos fazemos ao longo da vida. O que é este mundo? Por que estamos aqui? Quem será você? Qual o propósito disso tudo? Perguntas que não tem resposta, mas a busca é eterna. Por isso, o ator Thiago Ferrugem, traz como experiência a sua prática na Tenda da Mata do Pai Joaquim De Angola, uma terreira de Umbanda localizada na cidade de Florianópolis, no bairro Campeche. Depois de sete anos estudando teatro e sendo de terreiro, o ator visa gerar visibilidade a esta tradição cultural oprimida e construir um espaço de reflexão sobre a fé e a sua relação com a existência humana. A finalidade é construir outras perspectivas sobre as religiões de matriz africana, por meio de cenas simbólicas e performáticas, compostas de dança, cânticos e poesia. O espetáculo abre novos campos de diálogo entre o artista e o espectador sobre a ancestralidade mítica afro-brasileira.
ORI é um espetáculo que busca um diálogo sobre a fé e a existência no mundo a partir da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana. Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura - Edição 2022 - Executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Ficha Técnica:
Direção: André Francisco
Atuação e Dramaturgia: Thiago Ferrugem
Sonoplastia: Francisco Fischer
Poesias: Thiago Ferrugem e Luan Renato Telles
Serviços:
O quê? Espetáculo “Dentre”;
Onde? Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa);
Quando? 24/03 (sexta-feira) - Duas sessões do espetáculo (horário a confirmar) e 25/03 (sábado) a Oficina “Arquiteturas do Corpo”, com Lídia Abreu e Mauro Filho;
Ingressos? Distribuídos 1h antes no local do evento;
Informações? (49) 3222-4271.
O quê? Espetáculo “ORI: o sentido de re-existir”;
Onde? CineTeatro da Pracinha da Cultura (Praça do CEU), em frente ao SENAI Lages, bairro Universitário;
Quando? 25/03 (sábado);
Ingressos? Gratuitos;
Indicação? 14 anos de idade;
Informações? Whatsapp (49) 9 9805 6967, Gilson.