Inspiração, persistência e amor a dança fazem parte da rotina de ensaios no polo do bairro Guarujá.
Por Nadine Amaral do Jornalismo Uniplac
23/10/2023 — 19h38
A cidade de Lages, em Santa Catarina, abraça a cultura de forma calorosa por meio do programa "Lages Melhor". Essa ação, idealizada pela prefeitura por meio da Fundação Cultural de Lages e Escola de Artes Elionir Camargo Martins, leva a cultura diretamente aos bairros, oferecendo aulas gratuitas de artes e oportunidades para os moradores locais. Hoje, mergulhamos no mundo da dança e destacamos uma aula de ballet que acontece no bairro Guarujá no polo da Escola Municipal de Educação Básica Aline Giovana Schmitt (Caic Irmã Dulce).
Cultivando talentos no Guarujá
Anteriormente, as aulas de ballet eram realizadas na associação de moradores do Guarujá, mas o projeto ganhou visibilidade e amplitude após as aulas serem transferidas para o Caic Irmã Dulce, atendendo não só ao bairro, mas também a comunidade do Vila Mariza e Tributo.
Essas aulas de ballet são destinadas a alunas com idades entre 5 e 13 anos e geralmente envolvem um processo de inscrição direto com a instrutora no início de cada período letivo.
Dedicando-se à dança e aos sonhos
A responsável por compartilhar sua paixão pela dança com essas jovens é Maria Eduarda Silva Rafaeli (Duda), uma instrutora que está envolvida no projeto há quase sete anos, desde seus 18 anos. Graduada em Educação Física, Maria Eduarda ressalta que a dança é sua verdadeira paixão. Ela menciona: "Hoje sou professora, mas nunca deixei de ser aluna; sempre preciso aprender para ensinar".
Além de ensinar as nuances do ballet, Maria Eduarda destaca a importância do projeto em relação à disciplina. Ela sabe que, embora nem todas as alunas se tornem famosas praticando o ballet, a disciplina que elas aprendem nas aulas nunca será esquecida. Para aquelas que sonham com o ballet, ela deixa um recado inspirador: "Esse projeto veio para somar na vida de quem não tem condições. É importante para quem tem um sonho que possa seguir em frente".
Persistência e paixão pelas palavras de Mirella
Uma das alunas mais dedicadas e apaixonadas pelo ballet é Mirella Rozental Proença, de 13 anos. Mirella começou sua jornada no ballet aos 6 anos de idade e desde então não parou de dançar. "Amo participar das apresentações e fico ansiosa pelo dia das aulas", diz Mirella.
Ela expressa seu amor pela dança e seu desejo de continuar ao longo da vida: "Se eu puder dançar até meus quarenta anos, eu quero!".
Morando em outro bairro, Mirella faz questão de caminhar até o Guarujá para não perder nenhuma aula.Ela destaca que, no momento, o uso da sapatilha de ponta é o que mais tem gostado de aprender. Com determinação, ela diz: "Amo dançar, ser bailarina é o meu sonho. Fico em casa ensaiando e marcando coreografias”.
Essas histórias inspiradoras são um testemunho da importância do programa "Lages Melhor" e como a paixão e dedicação à dança podem moldar vidas, inspirar disciplina e transformar sonhos em realidade. Pelo poder da cultura, jovens como Mirella encontram um espaço para explorar seu potencial e seguir sua paixão.
Idealizado pelo Prefeito Antonio Ceron em 2017, o Programa conta ainda no bairro Guarujá com a Banda Musical Lobos da Serra do instrutor Rafael Machado e o Street Dance com o instrutor Anderson da Costa. Além do polo no Guarujá, os bairros Araucária, Habitação, Penha, Santa Mônica, São Francisco e São Paulo, Universitário (Praça do CEU) e Vila Maria também recebem aulas de dança e música.
Para mais informações sobre o Programa, ligue para (49) 3019-7504.