Cerca de 40 pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas dos últimos dias, sendo que nove ficaram desalojadas estando no abrigo do Centro POP.
17/11/2023 — 12h55
A chuva que cai em Lages desde a última quarta-feira (15), praticamente que de forma ininterrupta, tem causado muitos transtornos a diversos moradores de todas as regiões da cidade, com ruas alagadas e que já provocaram o desalojamento de nove pessoas que estão abrigadas no Centro POP, ativado pela prefeitura.
Segundo dados da Defesa Civil Municipal, nas últimas 60 horas entre quarta-feira (15) e às 09h15 desta sexta-feira (17), a cidade já registrou o acumulado de 152mm, volume considerado muito acima da quantidade esperada de chuvas para todo o mês de novembro. Deste total, 100mm foram somente nas últimas 48 horas, o que provocou o aumento do nível dos rios que cortam a cidade, entre eles, o rio Carahá que atingiu 4,52 metros na manhã desta sexta-feira.
Há alguns pontos de interdição como é o caso da avenida Belizário Ramos próximo ao Fórum Nereu Ramos, por conta da saída do rio Carahá de sua calha e alagando a pista que vai sentido Centro/Habitação. Outras interdições ocorreram ao longo do dia nas ruas Humberto de Campos e Benedito Marcondes do Amaral, ambas no Sagrado Coração de Jesus, assim como na rua Ponte Grande, no Guarujá, por conta de alagamentos provocados pelos níveis dos rios Passo Fundo e Ponte Grande.
Os bairros mais afetados até o momento, segundo a Defesa Civil, são: Dom Daniel, Gethal, Guarujá, Habitação, Ponte Grande, Sagrado Coração de Jesus, Universitário, Vila Maria, Vila Nova e Santo Antônio.
A Defesa Civil também confirmou que 40 pessoas já foram afetadas por inundações, enxurradas, deslizamentos de terras, queda de residências ou destelhamentos nas últimas chuvas, e ao todo, nove estão alojadas no abrigo do Centro POP.
Para atendimentos relacionados às chuvas, a Defesa Civil disponibiliza os seguintes telefones em caso de necessidade ou emergência, são eles: 199; (49) 3019-7477; 3019-74-79 e o (49) 9 9836-1702 (celular de plantão).