Grupo de 32 pessoas que solicitou retorno ao país conseguiram atravessar a fronteira com o Egito para fugir da guerra entre o Hamas e Israel.
12/11/2023 — 11h58
Um grupo de 32 brasileiros que aguardava repatriação na Faixa de Gaza conseguiram na manhã deste domingo (12) - no horário de Brasília - atravessar a fronteira com o Egito, pelo portal de Rafah, na fronteira com Gaza, e assim, acabando uma agonia que já durava um mês desde o início da Guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel.
Segundo o Itamaraty, que confirmou a informação através de uma publicação no perfil no X (antigo Twitter), às 05h41, os brasileiros agora farão um trajeto rodoviário de seis horas até a capital egípcia Cairo, onde dormem nesta noite, e na manhã desta segunda-feira (13) embarcam na aeronave VC2, da Presidência da República, que já está na capital para dar início ao décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início do conflito.
O Itamaraty informou também que duas pessoas do grupo que constavam na lista original desistiram da repatriação e decidiram por permanecer na Faixa de Gaza.
O Governo Federal tem uma operação de acolhimento preparada na chegada dos repatriados ao Brasil, que irá oferecer serviços de abrigo, documentação, alimentação, apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.
Alguns dos repatriados têm familiares no Brasil, enquanto outros serão acolhidos em um local do interior de São Paulo, disponibilizado pelo governo, informou o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho.
Quem são os 32 brasileiros?
- 22 brasileiros de nascimento
- 07 palestinos naturalizados brasileiros
- 03 palestinos familiares próximos
- 17 crianças
- 09 mulheres
- 06 homens
*Com informações da Agência Brasil