Sobrinha do lageano Daniel Lucena, Manoela Lucena fará participação especial.
Por Scarduelli Comunicação/Camerata Florianópolis
30/11/2023 — 18h54
Duas grandes expressões culturais - Expresso Rural e Camerata Florianópolis - estão percorrendo regiões catarinenses com o melhor da produção musical em grandes shows. A turnê, que estreou em Joinville, com lotação máxima no Teatro da Liga, passa pela Capital catarinense nesta sexta-feira (1), e no sábado (2), chega a Lages. O evento na Serra catarinense fará parte da programação do “Natal felicidade 2023 Lages” com acesso gratuito e com início programado para após a abertura oficial programa para às 19 horas no Calçadão da Praça João Costa.
O projeto foi viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura.
Os fãs da Camerata e do Expresso vão assistir um show revisitado, sem perder a essência da união e a qualidade musical que é conhecida por grande parte do público catarinense. E claro, muitas novidades. O espetáculo foi ampliado e terá novos arranjos e a inclusão de novas músicas do Grupo.
Uma das canções mais esperadas, "Certos Amigos", recebeu arranjos novos do pianista, compositor e diretor musical, Luiz Zago. Outras duas novas músicas passam a fazer parte do setlist do show: "Lua Cirandeira", de Daniel Lucena, feita 1981 e inédita, e "Cheiro de Mato", de Zeca Petry e Silênio Oliveira. E duas músicas lançadas e gravadas em 2017 no DVD em parceria "Camerata Florianópolis e Expresso Rural" também fazem parte do show: "Nosso Tempo foi Assim" e "Brincadeira de Quintal". As demais músicas são todas aquelas que o Expresso se consagrou ao longo de mais de 30 anos de carreira e que o público sempre pede e espera que sejam tocadas.
No show, uma homenagem que certamente vai emocionar o público. Um dos fundadores do Grupo Expresso Rural, Daniel Lucena, que faleceu durante a pandemia, vai estar representado pela sua sobrinha, a cantora Manoela Lucena, que fará participação especial para relembrar o tio e toda a sua ligação profissional e afetiva com o Expresso Rural.
"Sua contribuição para a cena musical de Santa Catarina é inestimável, deixando um legado de músicas, poesias e canções. É com imensa honra e gratidão que faço parte da "Turnê Camerata e Expresso Rural", onde tenho a oportunidade de compartilhar o palco com talentosos artistas que admiro. Estou radiante com esse convite! Tenho certeza de que essa turnê será um momento especial, capaz de emocionar gerações inteiras!" diz Manoela Lucena.
A regência é do maestro Jeferson Della de Rocca, que conduz a orquestra em todos os encontros musicais com o Expresso Rural ao longo de mais de 10 anos. A produção geral de turnê é da empresária Eveline Orth, que idealizou o projeto.
Outra novidade do Expresso Rural é a mudança de marca do grupo, mostrando a continuidade do projeto musical, mas com a evolução para atualizar o trabalho com as tendências futuras. "Estamos atentos aos novos tempos e o Expresso quer seguir uma linha de modernidade para se comunicar com os públicos de todas gerações", afirma Zeca Petry. Ele também salienta que a nova marca chega num momento muito especial, marcando a realização do Tour com a Camerata. "Estamos felizes com tudo que está acontecendo e com grande expectativa para encontrar e reencontrar o público em Santa Catarina", acrescenta Zeca.
Para o maestro Jeferson Della Rocca realizar essa turnê ao lado de um grupo tão consagrado como o Expresso, é muito gratificante. “Ficamos muito felizes em participar deste projeto que proporcionará muita alegria por onde passar. A Camerata já rodou diversos municípios e se sente muito honrada em levar a música clássica e também a popular para o público catarinense, ainda mais ao lado desse grupo maravilhoso. Democratizar a cultura é uma realização e um dever de todos”, afirma Della Rocca.
Segundo Eveline Orth, proprietária da empresa Orth Produções que idealizou o “Tour Expresso Rural e Camerata Florianópolis", o projeto foi muito bem recebido pelas empresas que, através do Programa de Incentivo à Culturas (PIC), aderiram com recursos do ICMS devido ao Estado. São parceiras do projeto as seguintes empresas patrocinadoras: TIROL, FORT ATACADISTA, TIGRE e SULGESSO. E as empresas apoiadoras OXFORD E HAVAN. "As empresas contribuem de forma expressiva para que o público tenha acesso a espetáculos de qualidade, com ingresso de valores acessíveis, acreditando no PIC e nos projetos de incentivo e na cultura catarinense", afirma Eveline.
A definição das datas e o anúncio das demais cidades que integram o projeto serão divulgadas de acordo com a evolução da turnê.