Fenômeno considerado raro foi registrado na tarde deste sábado (11) na região do Farol de Santa Marta, em Laguna.
11/11/2023 — 22h05*
Banhistas que aproveitavam o dia de forte calor na região do Farol de Santa Marta, em Laguna, no Litoral Sul catarinense, foram surpreendidos na tarde deste sábado (11) com o registro de um tsunami meteorológico, fenômeno considerado raro, mas que causou estragos ao arrastar diversos veículos e assustar quem estava na areia que acabou sendo tomada pelo avanço do mar.
A fúria repentina do mar na praia do Cardoso assustou os banhistas e causou prejuízos. Em vídeo publicado nas redes sociais, mostra o momento em que o mar avança e arrasta os veículos que estavam estacionados na beira.
Segundo o MetSul, no momento do incidente, intensas áreas de instabilidade avançaram como uma frente de rajada com chuva e vento forte pelo Sul de Santa Catarina, trazendo vento muito forte em Laguna. As rajadas na hora do temporal chegaram a 73 km/h no Farol de Santa Marta, mas em mar aberto na costa devem ter sido mais fortes para gerar as ondas.
Vídeo mostra momento de tsunami meteorológico que atingiu uma praia de Laguna, no Sul de Santa Catarina. #news #portaldiversa pic.twitter.com/7Nkd6YatrU
— Portal Diversa (@portaldiversa) November 12, 2023
O que é um tsunami meteorológico?
Diferentemente dos tsunamis tradicionais, que causam grandes desastres como os que ocorreram no Oceano Índico em 2004 e o do Japão em 2011, que são desencadeados, principalmente por terremotos, os tsunamis meteorológicos como o nome já diz, está relacionado a fenômenos meteorológicos, como perturbação da pressão atmosférica, causados por tempestades severas, frentes de rajadas e outras frentes de tempestade.
*Com informações de Metsul Meteorologia.