Desde a inauguração, o ambulatório Viva Melhor já realizou em torno de 13 mil procedimentos. Mantida média mensal de mil atendimentos.
Por Daniele Mendes de Melo da Comunicação PML
26/12/2023 — 22h36
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são recursos terapêuticos na busca da prevenção de doenças e da recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. As práticas foram institucionalizadas por intermédio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).
O ambulatório Viva Melhor é o centro especializado de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS em Lages. Foi implantado com o objetivo de proporcionar acesso às práticas a toda a população.
Inaugurado em abril de 2022, está localizado na rua Cruz e Souza nº: 542, bairro Brusque, próximo ao semáforo de acesso à avenida Dom Pedro II e à rua Cirilo Vieira Ramos. Funciona ao público de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h, e às sextas, das 8h ao meio-dia e entre 13h e 17h.
No período de janeiro a novembro de 2023, o ambulatório de PICs Viva Melhor prestou 7.719 atendimentos - Relatório Estatístico de Produção. Nos primeiros 11 meses do ano, foram 9.549 pacientes agendados, 1.830 pacientes faltantes e 7.719 pacientes atendidos. A média de porcentagem de faltosos é de 16%.
A consulta por profissionais de nível superior na Atenção Especializada à Saúde (AES) - (exceto médico) entra na contabilização no relatório em que constam as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). Desde a inauguração, o ambulatório Viva Melhor já realizou cerca de 13 mil procedimentos. Mantida média mensal de mil atendimentos.
Atualmente estão disponibilizadas 11 práticas integrativas no ambulatório Viva Melhor, das quais, algumas individuais, e outras coletivas. Práticas individuais: Auriculoterapia, acupuntura, craniopuntura Yamamoto (Ynsa), homeopatia, massoterapia, reiki, ventosaterapia e terapia de florais. As práticas coletivas são dança circular, meditação e yoga.
Em novembro, a ordem de procedimentos realizados, por número, foi a seguinte: Reiki - 145, auriculoterapia - 121, consulta em PICs - 102, acupuntura - 90, florais - 61, massoterapia - 45, craniopuntura - 40, meditação - 11, homeopatia - 9, yoga - 4, ventosas - 3 e aromaterapia - 1.
Menos dores, mais qualidade de vida
Após a conclusão do tratamento, os pacientes são convidados a responderem um formulário de avaliação. A totalidade expressa satisfação com o atendimento - 100%; 70% relatam diminuição de frequência e intensidade de dores, e 49,7% manifestam redução do uso de medicamentos. Reiki lidera como a prática mais exercida, com 38%, e a queixa mais atendida é a ansiedade, com 72%.
Resultados do formulário
- Satisfação no atendimento: 100%
- Desejo de retornar ao ambulatório: 100%
- Queixa amenizada: 70%
- Diminuição do uso de algum medicamento: 49,7%
- Prática mais realizada: Reiki, com 38%
- Auriculoterapia: 18,4%
- Queixas mais atendidas: Ansiedade - 72%
- Dor de coluna - 41%
- Depressão, tristeza - 40%
- Estresse - 38,5%
Como ser atendido?
Para acessar o ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), especificamente às práticas coletivas, é necessário contato telefônico, ou presencial, no próprio espaço, ou por agendamento pelo WhatsApp: 3251-7615. Já o acesso às práticas individuais é por encaminhamento via Sistema de Regulação (Sisreg), pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou profissionais de nível superior da Secretaria Municipal da Saúde.
Esclarecimentos relacionados às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) podem ser solicitados por contato telefônico e/ou WhatsApp: 3251-7615 e e-mail - pics@saudelages.sc.gov.br. No Instagram - @casapics_lages.