Mais de 60% dos pontos analisados estão próprios para o banho.
15/12/2023 — 21h57
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou nesta sexta-feira (15), o segundo relatório de balneabilidade da temporada de verão 2023/2024, e nele aponta que dos 238 pontos analisados em 28 municípios do litoral catarinense, em 145 eles estão próprios para o banho, o que representa 60,92%. Uma queda de 4,9% de pontos próprios em relação ao relatório divulgado na semana passada.
O IMA realiza a coleta de material para análise da balneabilidade nos seguintes municípios: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
O órgão também orienta os banhistas para que evitem o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.