Fundada em Lages, organização é uma das principais instituições de microfinanças do País com atuação nos três estados do Sul.
Por Daiana Constatino
11/12/2023 — 12h54
A Câmara de Vereadores de Lages fez sessão na última sexta-feira (8) para celebrar os 25 anos do Banco da Família. A homenagem atende proposição da vereadora Suzana Duarte, com a presença de clientes, convidados e autoridades. “Estou muito feliz em realizar esta homenagem, porque o Banco da Família realiza o sonho de milhares de famílias lageanas e catarinenses”, diz a vereadora.
Fundado em Lages em 1998, o Banco da Família é uma das principais instituições de microfinanças do Brasil, com atuação nos três estados da região sul. Como Organização Social de Interesse Público (OSCIP), seu foco é o atendimento às populações mais vulneráveis.
Além de linhas de microcrédito produtivo, atua com outros produtos, como o financiamento de infraestrutura básica de saneamento (construção de banheiros, instalação de fossa séptica, aquisição de caixa d’água, entre outros) e, desde 2020, em projetos de energia solar.
Em 25 anos, o Banco da Família já liberou mais de R$ 2,4 bilhões (valores atualizados pelo IGPM) em financiamentos e atende 25 mil clientes, beneficiando mais de 1,8 milhão de pessoas.
“É uma alegria imensa receber esse reconhecimento aqui na nossa cidade, onde tudo começou. Hoje o Banco da Família é referência internacional de microfinanças e isso nos deixa a todos que fazemos parte disso, muito orgulhosos”, diz Isabel Baggio, presidente da instituição e também presidente da Associação Brasileira das Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças.