"Com a conclusão das obras de saneamento, as quais estão bastante adiantadas, Lages passará ter capacidade de coleta e tratamento de mais de 70% do esgoto sanitário da cidade" - prefeito Antonio Ceron.
Por Iran Rosa de Moraes da Comunicação PML
29/01/2024 — 20h04
A implantação do sistema de esgotamento sanitário do Complexo Ponte Grande atenderá diretamente a demanda de coleta de esgoto de 13 bairros, onde atualmente residem 35 mil habitantes. Obras conveniadas pela Prefeitura de Lages com o Governo Federal, por intermédio do PAC-2.
Já foram implantados 19.876 metros de rede coletora de esgoto do sistema de esgotamento da Ponte Grande, com tubulações de 150 até 700 milímetros de diâmetro. Esta metragem já implantada corresponde a 94,55% de todo o projeto inicial. Além disso, está sendo construído o Módulo 03 da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Caça e Tiro), o projeto civil está 100% concluído. Enquanto isso, o “projeto mecânico/hidráulico de interligação se encontra 96% executado”.
Do total de 19.876 metros de rede coletora já implantada, cerca de 7 mil metros é a metragem do emissário central de coleta de esgoto, que se estende desde o bairro Caça e Tiro até o ponto inicial da avenida 31 de Maio, no bairro Guarujá. Esses 7 mil metros compreendem quatro (4) subtrechos de rede central coletora, grande parte dela estendida ao longo da avenida Ponte Grande.
No trecho 01 são 3.040.00 metros de rede, ou seja, desde o “interceptor da ligação com o emissário do rio Carahá” (junto a ETE Caça e Tiro) até a avenida Castelo Branco. O trecho 02 conta com 1.678,00 metros, estendendo-se da avenida Castelo Branco até a avenida Presidente Vargas. Já no trecho 03, da avenida Presidente Vargas até a BR 282 a extensão é de aproximadamente 1.360.00 metros. E no trecho 04, da BR 282 ao ponto inicial da avenida 31 de Março, são 875,00 metros.
Em relação às redes secundárias de coleta de esgoto, interligadas ao emissário central estendido ao longo da avenida Ponte Grande, destacam-se as obras da travessia subterrânea de esgoto sanitário em linha férrea, com localização quilométrica da ferrovia KMs 289+890 (linha férrea que passa na linha de divisa dos bairros Jardim Panorâmico-Vila Mariza).
Esta obra específica, concluída em dezembro de 2023, foi realizada através de método não destrutivo, com perfuração mecânica do subsolo na área onde cruza a linha férrea, possibilitando desta forma a continuidade das atividades normais do transporte ferroviário. Essas obras fizeram parte do Subtrecho 03 e compreendem a implantação de redes coletoras e ligações domiciliares em todas as ruas do bairro Vila Mariza.
O prefeito Antonio Ceron esteve reunido com representantes da Caixa Econômica Federal, instituição financeira que libera os recursos repassados pelo Governo Federal, e com representantes das empreiteiras que executam as obras do Complexo Ponte Grande e falou sobre o andamento das obras. “Com a conclusão das obras de saneamento do Complexo Ponte Grande, as quais estão bastante adiantadas, Lages passará a ter capacidade de coleta e tratamento de cerca de 70% do esgoto sanitário da cidade”, afirma Ceron.
No entanto, o prefeito disse que a Semasa terá de fazer uma campanha de conscientização para que os moradores também façam a sua parte, ligando suas casas à rede coletora de esgoto.
O QUE AINDA ESTÁ PENDENTE NAS OBRAS DO SISTEMA DE ESGOTO?
Conforme o Relatório de Situação Atual do Empreendimento Complexo Ponte Grande, elaborado pelas empresas consorciadas que administram o projeto de execução das obras, o que ainda está pendente na obra são as “instalações elétricas das Estações Elevatórias de Esgotos números 06 e 07 (no trecho 02) e as de números 04,08 e 11 (no trecho 03) e o projeto mecânico/hidráulico do Módulo 03 da ETE Caça e Tiro”.