Crianças e estudantes com restrições alimentares recebem alimentação especial nas unidades municipais de ensino de Lages

0
Atualmente, o Sistema Público Municipal de Educação atende, aproximadamente, 213 crianças e estudantes diagnosticados com alguma restrição alimentar - a grande maioria possui intolerância à lactose. 

Por Adecir Morais da Educação Lages
15/03/2024 — 12h45

FOTO: ADECIR MORAIS / EDUCAÇÃO LAGES

A Secretaria Municipal da Educação (SMEL), da Prefeitura de Lages, oferece cardápio especial para as crianças e estudantes do Sistema Público Municipal da Educação que possuem algum tipo de restrição alimentar, seja decorrente de alergia, intolerância alimentar ou alguma patologia, como diabetes. O objetivo é oferecer-lhes uma merenda de qualidade e nutritiva, garantindo-lhes, assim, saúde e aprendizagem escolar. 

Elaborado pela equipe de nutrição do Setor de Alimentação Escolar, esse cardápio especial é encaminhado semanalmente às unidades municipais de ensino. Ele é preparado para atender às necessidades nutricionais das crianças e estudantes com restrições alimentares. São servidos, por exemplo, alimentos como bolacha sem lactose, cacau 50%, leite sem lactose, leite de soja e amêndoa, macarrão integral, arroz integral e biscoito integral. 

Segundo o coordenador de Alimentação Escolar da SMEL, Daniel Tadeu Francisco, para o público com intolerância à lactose, é servido legumes, frutas e feijão para compensar a proteína presente nesses alimentos. Já quem possui alergia ao ovo, recebe aveia, cenoura, mamão, abóbora, espinafre e couve. “Essas dietas estão previstas no Plano Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), que tem por objetivo garantir um bom desempenho escolar a partir de uma alimentação de qualidade”, destaca Daniel.

Atualmente, o Sistema Público de Educação de Lages atende, aproximadamente, 213 crianças e estudantes diagnosticados com alguma restrição alimentar - a grande maioria possui intolerância à lactose. Esse público é atendido a partir de um laudo médico encaminhado às unidades, atestando as necessidades especiais de alimentação.

A secretária Municipal da Educação, professora Ivana Elena Michaltchuk, destaca a importância da oferta de merenda diferenciada no Sistema Público Municipal de Educação. “Esse olhar mais específico às crianças e estudantes que possuem restrições alimentares é uma das prioridades da educação municipal”.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CEIM) Filhos dos Funcionários existem 10 crianças que possuem alguma alergia ou intolerância alimentar. De acordo com a merendeira Silvana Magero, o cardápio diferenciado na unidade é preparado para suprir as necessidades individuais de cada uma delas. “Temos crianças com intolerância à lactose e uma com alergia ao ovo. Dedicamos um cuidado especial para preparar os pratos dessas crianças”, diz.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)