Serão quatro pontos de vacinação: Tito Bianchini, Ceasm, Cresça e no calçadão da Praça João Costa.
Por Thiago Junkles da Saúde Lages
13/04/2024 — 00h06
Lages se prepara para o dia de imunização neste sábado (13), marcando o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando os esforços para vacinar a população contra a Influenza, principalmente os grupos prioritários.
A ação é direcionada a idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e demais pessoas que se enquadram nos grupos prioritários. Lembra-se que para receber a vacina é necessário apresentar comprovação de elegibilidade nos grupos prioritários. Os pontos de vacinação serão o Tito Bianchini, Ceasm e Programa Cresça, onde serão oferecidas vacinas contra a Influenza e também antitetânica e de prevenção à Covid-19. O horário de atendimento será das 08h30 às 17h.
Além disso, na Praça João Costa, as equipes estarão disponíveis para vacinar exclusivamente pessoas com 60 anos ou mais, bem como aquelas com 18 anos ou mais que se enquadrem nos grupos prioritários. A vacinação na Praça estará disponível das 09h às 17h.
A coordenadora de Imunização, Franciele Hoffer, destaca a importância da vacinação. “É fundamental que todos os elegíveis procurem pela vacinação para se protegerem antes da chegada do inverno. A antecipação da Campanha este ano, usualmente iniciada em abril, foi motivada pelo aumento da circulação de vírus respiratórios no país.”
Fazem parte do grupo prioritário: Idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativa; população privada de liberdade, pessoas com comorbidades; professores; trabalhadores das forças armadas; pessoas em situação de rua; trabalhadores das forças de segurança, caminhoneiros, e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário.
Para receber o imunizante será necessário apresentar documento com CPF para registro no sistema de informação, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS).