Confira o balanço das ações do governo em resposta às cheias que atingem o RS desta quinta-feira (2)

0
02/05/2024 — 23h35

FOTO: SECOM RS

Na manhã desta quinta-feira (2/5), o governador Eduardo Leite esteve em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Base Aérea de Santa Maria. Como medida emergencial, foi criada uma Sala de Situação integrada, com objetivo de organizar as operações de resgate nas regiões atingidas.


A Defesa Civil estadual também emitiu novas orientações sobre doações. Conforme informado, há necessidade de itens como colchões, roupa de cama e banho (higienizados) e cobertores (higienizados). Os materiais podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil estadual, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, em Porto Alegre.

Seções especiais do site da Polícia Civil foram colocadas em destaque para facilitar o acesso de moradores de áreas afetadas pelas chuvas para registrarem danos causados, bem como informar o desaparecimento e a localização de pessoas. 

No período da tarde, após a informação de que parte da barragem da usina de geração de energia 14 de Julho, na bacia do Rio Taquari-Antas, em Cotiporã, havia se rompido, o governo do Estado atuou para preservar a vida da população. Municípios localizados abaixo da barragem foram contatados para que iniciassem imediatamente a evacuação das áreas.

A Secretaria da Saúde iniciou o cadastro de profissionais da área da saúde, com o objetivo de compor um banco de voluntários que poderão ser convidados para auxiliarem no atendimento aos municípios afetados. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outras especialidades, poderão preencher o cadastro no site da secretaria.

O canal SOS Rio Grande do Sul, para doações via Pix, foi reativado pelo governo do Estado, a fim de receber contribuições em dinheiro, que podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas. Os recursos obtidos serão revertidos para as vítimas das enchentes. 

No início da noite, o governador realizou uma coletiva de imprensa para atualizar as informações sobre as ações realizadas no atendimento de municípios afetados pelas fortes chuvas. Leite destacou o número de salvamentos realizados, a instalação dos gabinetes descentralizados e a possibilidade de uma enchente de grandes proporções em Porto Alegre, devido à elevação do nível do Guaíba.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)