17/05/2024 — 21h50
Dentro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) existe a figura do mobilizador, responsável pelos múltiplos treinamentos e toda a base de informações na organização das turmas. Esse grupo, com cerca de 20 pessoas, foi premiado no Estado de Goiás, pela prestação de serviço e por merecimento, com uma viagem a Santa Catarina. No início da noite da última quarta-feira (15), o ponto de visitação em Lages foi o Sindicato Rural. Na oportunidade os visitantes foram recebidos pela diretoria e puderam conhecer o funcionamento e a estrutura da entidade.
Acompanham ainda a missão técnica do grupo de mobilizadores dois coordenadores regionais do Senar, um diretor técnico que atua no campo de planejamento estratégico, e um analista da equipe interna do Senar de Goiás. O grupo iniciou o roteiro por Florianópolis, onde conheceu a sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) e o Senar. Em seguida visitaram uma fazenda marinha, na Capital. Já na subida para a Serra, estiverem na vinícola Thera, em Bom Retiro. Mais tarde, em Painel, foram até à fazenda São João, para se familiarizar com a pecuária de corte e o turismo rural.
Em Lages, a oportunidade foi a de conhecer a estrutura do Sindicato Rural, uma vez que estes mobilizadores estão todos lotados dentro dos sindicatos rurais dos mais diversos municípios de Goiás. O presidente Márcio Pamplona explicou detalhadamente como é feito o atendimento aos mais de 400 associados e como a estrutura local funciona, incluindo a loja, o depósito e os cursos ministrados na escola técnica do Sindicato. Complementando a visita, eles caminharam pelo Parque Conta Dinheiro, para visualizar melhor a estrutura oferecida pela entidade, em Lages.
Para Flávio Henrique Silva, coordenador regional e planejamento do SENAR, em Goiás, foi uma experiência enriquecedora poder conhecer os serviços prestados pelo próprio SENAR em Santa Catarina, mais a FAESC e sindicatos rurais. Conforme disse, o que viu durante as visitas mostra uma realidade muito diferente de onde vieram, porém, esse novo conhecimento adquirido irá fazer com que todos os colaboradores do grupo visitante vão levar algo a mais para serem praticados no estado em suas entidades, em Goiás. “No tocante ao Sindicato Rural de Lages vimos uma estrutura formidável. É de impressionar a organização dos serviços prestados”, ressaltou Flávio.
Na manhã de ontem, quinta-feira (16), o grupo seguiu viagem a Campos Novos e Concórdia, culminando as visitações, na cidade de Chapecó, de onde retornam à Goiás.