Iniciativas internacionais vão integrar mapeamento de soluções para enfrentamento de desastres naturais

0
O trabalho está sendo desenvolvido pela Sict com foco em ações desenvolvidas em ambientes de inovação. 

Da Secom RS
09/05/2024 — 00h22

FOTO: GIULIAN SERAFIM / PMPA

Projetos e ações de todo o mundo irão integrar o mapeamento de soluções para o enfrentamento de desastres naturais. Liderado pelo governo gaúcho, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), o trabalho é direcionado às iniciativas promovidas em ambientes de inovação com potencial para auxiliar na prevenção e na mitigação de danos resultantes de desastres naturais no Estado.


“Sabemos que muitos lugares do mundo lidaram com desastres naturais e pensaram projetos inovadores que revolucionaram cidades inteiras. Precisamos desse tipo de exemplo e referência para trabalhar o futuro do Rio Grande do Sul”, comenta a titular da Sict, Simone Stülp. 

Para colocar o catálogo de soluções em prática, será necessária a colaboração de instituições de ensino superior, pesquisadores, empresas, startups, grupos de trabalho, institutos científicos e organizações. Neste primeiro momento, os interessados devem preencher um formulário, que tem versões em português e em inglês.


As questões têm como objetivo coletar respostas que possam contribuir com mecanismos inteligentes para prevenção e diminuição de danos causados por desastres naturais, especialmente decorrentes do processo de mudança climática. Além disso, as soluções devem ajudar de maneira efetiva no enfrentamento de danos causados nos últimos anos em decorrência das enchentes nas cidades e no meio rural. 

São parceiros da Sict na ação: a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Gaúcha de Startups (AGS) e o GovTech Lab.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)