Ao avistar casos característicos de fragilidade ao frio, a comunidade pode e deve entrar em contato com Abordagem Social, telefonema e envio de mensagens pelo Whatsapp através do (49) 9 9836-1428.
Por Daniele Mendes de Melo da PML
20/5/2024 — 20h52
A estação outono iniciou no dia 20 de março de 2024 e deverá encerrar em 21 de junho, data de início do inverno, até 23 de setembro, primavera. As baixas temperaturas chegaram com maior incidência à região Sul, a mais fria do Brasil, no fim do mês de abril. Quedas bruscas dos números nos termômetros ocasionaram formação de geada em paisagens deslumbrantes em determinados pontos altos.
Em contrapartida, ventos e chuvas provocam ainda maior sensação térmica de temperaturas despencadas, e surge a necessidade de atenção redobrada aos problemas respiratórios, como resfriado, gripe, asma e pneumonia.
Paralelamente, com a predominância do clima gelado e da cautela à saúde, aparece a intensificação de serviços essenciais ao respaldo das pessoas em vulnerabilidade social, especificamente, em situação de rua.
No município de Lages, a prefeitura, por intermédio da Secretaria da Assistência Social, disponibiliza o Serviço Especializado em Abordagem Social à população em vulnerabilidade de situação de rua, com intervenções e acolhimento de pessoas sob fragilidade econômica e social, recolhidas aos três equipamentos de assistência por permanência temporária: Centro POP, Acolhimento POP e Serviço de Acolhimento Noturno - Albergue POP.
Nas estações gélidas, o trabalho dos profissionais servidores públicos ganha mais força em uma operação especial, e é desenvolvido ao percorrerem ruas e avenidas de Lages durante o dia, noite e madrugada, em busca de pessoas em situação de risco e perigo contra suas integridades física e mental.
Atualmente a Secretaria Municipal da Assistência Social conta com quatro serviços específicos para atendimentos às pessoas em situação de rua: Serviço Especializado em Abordagem Social, Centro POP, Acolhimento POP e Serviço de Acolhimento Noturno - Albergue POP.
Os serviços da Secretaria da Assistência Social têm papel relevante na garantia dos direitos sociais destes cidadãos. E trabalha articulada com as demais políticas públicas, inclusive de saúde, habitação e trabalho e renda.
Respaldo humanizado com sensibilidade. “Todo ano nós nos preparamos para acolher as pessoas em situação de rua na nossa cidade. Nesses ambientes elas têm toda a estrutura digna de um lar. São ouvidas com calma e bem assistidas”, resume a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Vanessa Freitas.
Abordagem Social
O Serviço Especializado em Abordagem Social funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, abrangendo fins de semana e feriados. Realiza o trabalho por busca ativa e denúncias por telefone/WhatsApp: (49) 99936-1428.
A abordagem é efetuada por profissionais das áreas de psicologia e serviço social nas ruas, praças, estradas e espaços públicos em que ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, prédios abandonados e ao lado de semáforos, entre outros locais. Com o objetivo de identificar famílias e indivíduos com direitos violados, busca a resolutividade das necessidades imediatas e promove a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva de assegurar direitos.
Centro POP
O Centro POP configura uma unidade pública voltada ao atendimento especializado à população em situação de rua, realizadora de atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, acompanhamento psicossocial, concessão de passagens, articulação e encaminhamentos para os serviços de saúde mental (Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Capsi), Álcool e Drogas (CapsAD) e CapsII) e demais serviços de saúde.
Oferece todas as refeições, além de disponibilizar local para higiene pessoal, lavanderia e espaços de guardas de pertences. Pode-se citar, ainda, a solicitação de documentos pessoais, inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), busca e localização familiar e outras orientações e encaminhamentos de necessidade por parte dos usuários do serviço, bem como ações de incentivo ao protagonismo e à participação social das pessoas em situação de rua.
O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da rede socioassistencial e de outras políticas públicas e por órgãos do sistema judiciário.
O Centro POP está situado na rua São Joaquim, nº: 241, bairro Copacabana. Atendimento prestado de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.
Acolhimento POP
A especificidade destes serviços está na oferta de atendimento integral que garanta condições de estadia, convívio e endereço de referência para acolher, com privacidade, pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. A organização dos diferentes serviços de acolhimento para pessoas adultas e famílias em situação de rua tem como intuito principal atender de forma qualificada e personalizada, de modo a promover a construção conjunta, ao usuário, do seu processo de saída das ruas, com dignidade e respeito a sua vontade e nível de autonomia.
Os acolhidos recebem alimentação diária completa, assim como demais encaminhamentos para as políticas públicas, visando à defesa de direitos e acesso aos serviços. Esta pessoa ou famílias permanecem em acolhimento por tempo a depender das suas necessidades e por definição em conjunto à equipe técnica da unidade.
O Acolhimento POP está localizado na rua Frei Gabriel, nº: 848, Centro, e oferece atendimento 24 horas em local preparado para acolher a pessoa que precisa de uma moradia temporária.
Serviço de Acolhimento Noturno - Albergue POP
Unidade de acolhimento imediato, emergencial e provisório, destinado a famílias e/ou indivíduos, de ambos os sexos, acima de 18 anos e sem limite de idade, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção social. Este, o Serviço de Acolhimento Noturno - Albergue POP, previsto para pessoas em situação de rua, desabrigo por abandono, migração e ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.
O serviço deverá garantir privacidade e respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.
Nesta unidade o usuário tem direito de jantar, pernoite e receber atendimento psicossocial. Em se tratando de pessoas em trânsito, ou seja, que desejam retornar ao município de origem ou se deslocar a município em que tenham local de trabalho definido (mediante comprovação). O Albergue POP está instalado na rua Visconde de Cairú, s/n, bairro Centenário.
A secretária Municipal da Assistência Social é Claudia Bassin; a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Vanessa Freitas, e o diretor de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Charles Andrade Medeiros.