Pelé: veja a participação do Rei do futebol na cultura pop

0
Pelé morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos por conta do câncer de colón. 

29/12/2022 — 17h48

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Pelé, maior jogador da história do futebol morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos por conta de complicações ocasionadas de um câncer no cólon. Ele estava internado há um mês no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. 

Pelé fez história nos gramados, tendo conquistado três Copas do Mundo, multicampeão pelo Santos Futebol Clube desde muito jovem, o qual acabou ganhando o título de Rei, o Rei do Futebol, foi o maior goleador com mais de 1280 gols em pouco mais de 1300 jogos, ou seja, quase uma média de um gol por jogo. 

Além dos gramados, Pelé também teve representatividade na cultura pop, sendo responsável por protagonizar filmes, ganhar vários documentários, inspirar histórias em quadrinhos e gravar músicas. 

Veja abaixo algumas produções relacionados ao Rei na Cultura Pop: 

  • 'Rei Pelé' (1962)


O longa foi a primeira biografia em formato de longa-metragem, sendo dirigido por Carlos Hugo Christensen, e roteirizado por dois gênios da dramaturgia brasileira: Nelson Rodrigues e Benedito Ruy Barbosa.  

  • 'A Marcha' (1972)


Pelé atuou no drama 'A Marcha', de Oswaldo Sampaio e baseado na obra de Afonso Schmidt, interpretando Chico Bondade. 

  • 'Isto é Pelé' (1974)


Dirigido por Luiz Carlos Barreto e Eduardo Escorel, o documentário foca em momentos ao longo dos 17 anos de carreira de Pelé, com as participações nas Copas do Mundo de 1958 e a de 1970, a despedida dos gramados e alguns dos mais de mil gols marcados. A produção está disponível no Globoplay. 

  • 'Turma do Pelezinho' (1977)

Foto: Maurício de Souza Produções. 

A 'Turma do Pelezinho' é um gibi assinado por Maurício de Souza, mesmo criador da 'Turma da Mônica', e foi uma história em quadrinhos baseada na infância do rei do futebol.

  • 'Os Trombadinhas' (1980)


Assim como foi em 'A Marcha', Pelé volta a contracenar com Paulo Goulart (1933-2014) em 'Os Trombadinhas', filme de 1980, e dirigido por Anselmo Duarte, e que conta no elenco com nomes como Paulo Villaça, Ana Maria Nascimento e Silva, e Raul Cortez. 

  • 'Fuga para a Vitória' (1981)

Pelé e Sylvester Stallone. (Foto: Arquivo Pessoal / Pelé)

O Rei Pelé contracenou com Sylvester Stallone, ícone do cinema norte-americano, em "Fuga para a Vitória", de 1981. 

  • 'A Vitória do Mais Fraco' (1983)

Pelé participou em 'A Vitória do Mais Fraco', filme de Terrell Tannen, que traz a comovente história de dois padres teimosos, o maior jogador do futebol do mundo, e uma dúzia de órfãos determinados que se unem para salvar sua casa de ser demolida. 

  • 'Os Trapalhões e o Rei do Futebol' (1986)

Pelé com Renato Aragão, o Didi, dos Trapalhões. (Foto: Arquivo Pessoal / Pelé)

Pelé atuou também ao lado de um dos grupos mais conhecidos do Brasil, 'Os Trapalhões', formado por Didi, Dedé, Zacarias e Mussum, no filme 'Os Trapalhões e o Rei do Futebol', de 1986, na qual o técnico do Independência Futebol Clube é demitido. Por acidente, o escolhido para assumir o cargo é um dos funcionários atrapalhados e o time começa a vencer os seus jogos. O filme conta ainda com participação de Luíza Brunet. 

  • 'Pelé Eterno' (2004)


Documentário de Aníbal Massaini Neto e escrito por José Roberto Torero, o longa reúne imagens de arquivo e entrevistas para revelar a trajetória do Rei do Futebol.

  • 'Esperança' (2016)


Em 2016, Pelé lançou a música "Esperança", na qual ele é um dos compositores. 
  • 'Pelé - O Nascimento de uma Lenda' (2017)


O drama biográfico dirigido por Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist focou no início da carreira de Pelé. 
  • 'Pelé' (2021)


Lançado em 2021 pela Netflix, o documentário 'Pelé' reconta o período de 12 anos em que Pelé, único homem a ganhar três Copas do Mundo, passou de jovem craque em 1958 a herói nacional em 1970, durante uma era turbulenta da história do Brasil, em meio à ditadura militar. 

Diversa Pop está no FacebookTwitterInstagram e no Whatsapp, você recebe as notícias publicadas aqui em primeira mão. Acesse aqui para participar do nosso grupo. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)