Juliana Moretto lançará “Contos ‘IM’previdenciários: E o Futuro Chegou” em Lages

0
Autora lageana promoverá sua primeira obra com noite de autógrafos na sua cidade natal. 

Por Fabrício Furtado da FCL
25/09/2023 — 20h09

Foto: Sabrina Freitas / Divulgação

Juliana Paula Silva Moretto (43) é lageana e desde 2011 trabalha como Analista Judiciário na Justiça Federal na cidade de Curitiba, no Paraná, anteriormente trabalhou na mesma função em Joinville, Santa Catarina. A profissional também atuou como Analista Judiciário na Justiça do Trabalho em Jaraguá do Sul em 2005. Graduada em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estagiou no Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Vara da Infância e Juventude e Penitenciária Estadual de Santa Catarina em Florianópolis. Na infância e adolescência ocupou as carteiras escolares nos colégios Santa Rosa de Lima, Industrial de Lages e Diocesano (Colégio Bom Jesus) e realizou intercâmbio na Suécia em 1997.

Em 18 anos de trabalho na Justiça Federal, realizou atendimentos, colaboração em audiências cíveis e criminais, e na assessoria a juízes colaborou em audiências cíveis, bancárias, ambientais, sistema financeiro da habitação, execução fiscal, e vem trabalhando com processos em questões previdenciárias (aposentadorias pelo INSS e pensões por morte, benefício de amparo social).

Segundo a escritora, foi o trabalho na análise dos processos previdenciários onde encontrou a inspiração para escrever o livro “Contos ‘IM’previdenciários: E o Futuro Chegou”.

Ela estará em Lages no dia 9 de outubro, segunda-feira, a partir das 17h30 para o lançamento da obra com noite de autógrafos.

Inspiração partiu de experiência com filhos

Considerando que “Contos...” é a primeira obra oficial de Juliana, ela mesmo afirma que a experiência da escrita surgiu na primeira gravidez onde criou e mantém o hábito de escrever para os filhos. “Falo de minhas experiências como mãe, minhas dificuldades, alegrias, como cada um vai se desenvolvendo. Então, ao final de dois anos, eu mando imprimir o arquivo, transformando-o em formato de livro e guardo-o para meus filhos, para que, no futuro, eles possam saber mais das respectivas trajetórias. Penso que é importante deixar registrado para meus filhos meu olhar de mãe, um pouco de como cada um é, como age, como se desenvolve”, conta.

Obra é uma reflexão bem-humorada sobre a Previdência

Repletos dos mais variados dramas humanos (e com alguma pitada de humor), estes CONTOS IMPREVIDENCIÁRIOS convidam o leitor a refletir com mais profundidade sobre sua própria “(im)previdência” nos vários aspectos da vida e sobre os riscos de confiar o futuro nas mãos de terceiros (Estado, instituições financeiras, entre outros). Muito mais que um convite, é um alerta a surpreender o leitor a cada história.

“Por intermédio das histórias, eu vou alertando e convidando o leitor a refletir sobre as tristes consequências de confiar no acaso, ou, ainda, considerar que as regras atuais para aposentadoria serão as mesmas quando eu for me aposentar”, explica Juliana.

O livro também retrata a vida de dois amigos sessentões “Reflitão” e o “Sincerão”, de forma mais divertida, sobre os dramas de cada um em relação à imprevidência dos filhos, às frustrações que envolvem os benefícios previdenciários, os desafios que cada um enfrenta, desde sua perspectiva em relação ao próprio futuro.

Sobre o evento de lançamento da obra em Lages, Juliana fala da relação com a cidade natal como um motivo de orgulho. “Vivi em Lages toda a minha infância e boa parte da adolescência, sempre com a presença de parentes, primos, amigos e amigas queridas e isso trago comigo como um grande valor. E a recordação da menina e adolescente que viveu e se criou em Lages tem sido uma referência em minha vida e uma fonte de estímulos para o resgate de minha própria trajetória de vida. Sempre que estou em Lages eu costumo pegar o carro (ou até mesmo a pé) e dar algumas voltas pelas ruas e lugares que fizeram parte de minha infância e, nesses momentos, sinto a plena sensação de que pertenço ao mundo ao mesmo tempo que pertenço e estou conectada ao solo lageano. Como costumo dizer em Curitiba aos colegas e amigos: ser lageana é a minha principal qualidade”.

Para adquirir “Contos ‘IM’previdenciários: E o Futuro Chegou”, os interessados podem encontrar na plataforma Mercado Livre, algumas unidades da Livraria Catarinense e em versão eletrônica Kindle.

Serviço:

O quê? Noite de autógrafos da obra “Contos ‘IM’previdenciários: E o Futuro Chegou”, de Juliana Paula Silva Moretto;
Quando? Dia 9 de outubro, segunda-feira, das 17h30 às 21h;
Onde? Espaço Cultural Aristiliano Ramos (Calçadão da Praça João Costa).

O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão. 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)