Maior competição de empreendedorismo universitário realiza edição a nível nacional com participação de 250 universitários

0
O evento será sediado em Lages, no Orion Parque Tecnológico. 

Por Assessoria do Orion Parque
13/09/2023 — 20h44

Foto: Orion Parque / Divulgação

A maior competição de Empreendedorismo Universitário do Brasil, o REUNI Challenge, realizado pelo Orion Parque Tecnológico, será sediado no município de Lages, Santa Catarina, de 13 a 16 de setembro. O evento reunirá 250 universitários de todo o país na edição que promete ser a maior desde o início de sua história.

O REUNI, Realizando Empreendedorismo Universitário, surgiu em 2016 com o intuito de estimular o espírito empreendedor que nasce nos bancos das universidades, dando o suporte e inserindo o universitário ao ecossistema de empreendedorismo e inovação. No Brasil, 1.8 milhões de acadêmicos não têm acesso ao empreendedorismo e cerca de 30% dos universitários não empreendem por nunca terem pensado na possibilidade, segundo pesquisa da ENDEAVOR e do SEBRAE.

A consolidação de negócios que nascem no ambiente acadêmico está diretamente ligado ao poder de inserção da equipe em espaços de fomento ao empreendedorismo, por meio dos agentes de inovação da região que movimentam o networking deste setor e também pela universidade que muitas vezes engaja processos de incubação e acompanhamento dos negócios oriundos do campus.

Pensando em suprir essa necessidade de mercado e auxiliar os universitários que desejam empreender, o REUNI Challenge nasce como uma competição universitária onde são formadas equipes de acadêmicos e professores, representando sua universidade, em mais de 75 horas de imersão empreendedora para a construção de um negócio que visa solucionar problemas reais da sociedade, usando uma metodologia própria que foi validada nas últimas quatro edições do evento.

Nesta edição, O REUNI Challenge conta com o conhecimento e norrau de um dos nomes mais conhecidos no ecossistema de empreendedorismo e inovação, o colunista de Economia SC, idealizador do Clube BoraFazer e avaliador do Shark Tank Brasil, Fernando Seabra é o embaixador do maior evento de empreendedorismo universitário e participará também como avaliador nas etapas finais que definem a Universidade mais Empreendedora do Brasil.

Durante o evento, as equipes participam de palestras e workshops para o melhor desenvolvimento de suas ideias, além de receberem mentorias de especialistas da área e suporte da organização do evento. A boa notícia é que a edição do REUNI Challenge 2023 será realizada em âmbito nacional, proporcionando aos universitários de todo o país, a oportunidade de representar sua universidade e garantir o título de Universidade mais Empreendedora do país.

O REUNI Challenge será presencial, sediado no município de Lages, Santa Catarina, entre os dias 13 a 16 de setembro. Serão realizados paralelos à competição, o REUNI Game e o REUNI Game Professores que concederá o título de Professor Destaque aquele que desenvolver o trabalho de maior destaque ao longo da competição. As três competições garantem premiações em dinheiro para os primeiros colocados, além dos títulos nacionais.

Já foram mais de 1000 universitários impactados pelo REUNI Challenge e mais de 85 universidades participantes em 04 edições do evento, que foi realizado nos âmbitos municipal e estadual. Com participação de equipes formadas por universidades públicas e particulares, são em torno de 250 participantes da imersão, além do envolvimento de mais de 200 pessoas na organização do evento. A premiação para a equipe vencedora do desafio é de 10 mil reais, além do título de Universidade mais Empreendedora do Brasil. As equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar receberão premiação em dinheiro de R$5 mil e R$3mil, respectivamente.

O evento é uma realização do Orion Parque Tecnológico em parceria com a Rede de Centros de Inovação, FAPESC, Governo de Santa Catarina, Prefeitura de Lages, além da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e da ATPlus.

Metodologia do evento

No início do evento são apresentados alguns desafios que baseiam as propostas de negócio, ou seja, cada equipe escolherá um desafio para trabalhar a construção de uma solução, inovadora, ao longo do evento. Ao longos dos próximos dois dias são realizadas Talks sobre Modelos de Negócio, Validação de Problema, Pitch, entre outros temas necessários para o desenvolvimento das atividades, com um time de talkers especialistas em empreendedorismo e inovação.

As equipes são mentoradas por especialistas da área durante todo o período de trabalho, orientando-os na construção da proposta, validação de problema, pesquisa de mercado e demais dúvidas que surgem ao longo do caminho. Ao final da competição são realizados os Pitchs, momento onde um integrante de cada equipe apresenta a solução inovadora em quatro minutos para os avaliadores, definindo as finalistas que competirão na última etapa do evento. A grande final será realizada no sábado, dia 16 de setembro, com a definição do segundo e terceiro lugar e a premiação da Universidade Mais Empreendedora do Brasil, com o primeiro lugar.

O Portal Diversa está no Telegram (clique aqui) e no Whatsapp (clique aqui). Acesse os nossos grupos para receber as notícias aqui publicadas em primeira mão. 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)