Fluminense vence LDU e conquista a Recopa Sul-Americana

0
Com dois gols de Arias, tricolor conquista título inédito em cima de carrasco da Libertadores de 2008. 

01/03/2024  — 00h07

FOTO: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Com o Maracanã abarrotado de tricolores, o Fluminense conquistou na noite desta quinta-feira (29) pela primeira vez em sua história o título da Recopa Sul-Americana, competição da Conmebol que coloca frente à frente os campeões da Libertadores e da Sul-Americana do ano anterior, no caso, Fluminense e LDU, respectivamente, e com dois gols de Jhon Arias o time carioca venceu por 2 a 0 levantando a taça inédita e também espantando um trauma de vez de 2008 quando foram derrotados pela mesma LDU na final da Libertadores daquele ano. 

Primeiro tempo

O Fluminense precisava reverter o placar adverso conquistado no jogo de ida em Quito, no Equador, quando a LDU venceu por 1 a 0. O empate não bastava para o tricolor das Laranjeiras, por isso, desde o primeiro minuto, a equipe do Fluminense foi para cima e teve o controle total das ações do jogo. Após chegadas ao ataque não terminaram em finalizações, a primeira grande chance de perigo foi criada aos 10 minutos. Ganso cruzou na área, a defesa tentou afastar e a bola sobrou com Martinelli à queima roupa com o goleiro, que conseguiu salvar. Aos 14, após novo lançamento na área, a bola sobrou para Keno pela esquerda e o atacante tentou o chute colocado, mas a bola acabou desviada no meio do caminho. 

Aos 24 minutos, o Tricolor rondou a grande área e chegou a mais uma finalização, desta vez com André, que mandou por cima. Aos 29, Arias cruzou e Ganso cabeceou próximo ao travessão. Na sequência, rente à linha de fundo, Germán Cano mandou uma bomba na direção do gol e o goleiro espalmou. Aos 37, Ganso voltou a aparecer ao buscar o ângulo em chute da entrada da área, mas o goleiro conseguiu a defesa. Aos 39, Samuel Xavier mandou rasteiro para o meio da área e Cano dominou e bateu para nova defesa do goleiro.

Segundo tempo

Aos 5 minutos da etapa final, Samuel Xavier cruzou, John Kennedy, que havia acabado de entrar, cabeceou firme e a bola subiu demais. Aos 7, o atacante levou perigo em chute cruzado que balançou a rede pelo lado de fora. Aos 10, Martinelli achou Keno com espaço pela esquerda. O atacante mandou na área e John Kennedy apareceu novamente para desviar de cabeça, mas mandou para fora. Aos 15, Ganso encontrou Arias livre na área e o colombiano acabou tendo o chute bloqueado.  

O Fluminense seguiu pressionando e aos 23 minutos, Marcelo lançou a bola na área, Douglas Costa rolou para o meio e Renato Augusto chegou batendo por cima do gol. Aos 24, Martinelli arriscou de fora da área e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 31, Samuel Xavier conseguiu cruzamento perfeito para Arias, que subiu alto e, de cabeça, abriu o placar. Aos 38, Douglas Costa cruzou e Cano desviou para fora. Aos 41, Renato Augusto foi derrubado na área e o pênalti marcado, sendo batido e convertido por Jhon Arias. 

Próximo jogo 

O Fluminense volta à campo no próximo domingo em um clássico contra o Botafogo, a partir das 16h, no Maracanã, válido pela 11ª rodada da Taça Guanabara. O time já tem assegurado uma vaga nas semifinais do Campeonato Carioca. 

Ficha Técnica
Fluminense 2x0 LDU - Conmebol Recopa Sul-Americana (Final - Jogo de Volta)

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Santos, Felipe Melo (John Kennedy) e Diogo Barbosa (Marcelo); André, Martinelli e PH Ganso (Renato Augusto); Jhon Arias, Keno (Douglas Costa) e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz. 

LDU (EQU): Alexander Dominguez; Quintero, Ricardo Adé, Richard Mina e Quiñónez; Zambrano (Estrada), Valverde (Villamíl), Sebastián González (Alzugaray); Piovi, Hurtado (Alex Harce) e Estupiñan (Jhojan Julio). Técnico: Adrián Gabbarini. 

Gols: Jhon Arias/FLU (31'/2T e 44'/2T) 
Cartões amarelos: Thiago Santos (FLU); Quintero, Jhojan Julio (LDU). 
Cartões vermelhos: John Kennedy, Diogo Barbosa e Samuel Xavier (FLU)
Arbitragem: Facundo Tello (ARG), auxiliado por Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG). 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)