Adolescentes participantes do programa Novos Caminhos recebem homenagens em Lages

0
As homenagens ocorreram durante a formatura realizada no auditório do Senai em Lages. 

Por Rodrigo Silvério da Catarinas Comunicação
27/04/2024 — 19h31

FOTO: RODRIGO SILVÉRIO / CATARINAS COMUNICAÇÃO

Adolescentes da Serra Catarinense estão um passo mais próximo em direção ao mercado de trabalho com o auxílio do programa Novos Caminhos. Os jovens foram homenageados na quarta-feira (24) pela conclusão de cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares qualificadoras no ano de 2023. A formatura realizada no auditório do Senai em Lages contou com oito participantes e reuniu autoridades e membros da comunidade para celebrar as conquistas desses jovens e o início de uma nova fase na vida de cada formando.


O projeto tem como meta auxiliar adolescentes com idade acima de 14 anos que estão ou passaram por medida protetiva de acolhimento, proporcionando formação profissional e orientação para que eles possam atuar no mercado de trabalho.

Para o juiz Ricardo Alexandre Fiuza, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Lages, novos parceiros podem fortalecer o projeto, estabelecer conexões e abrirem vagas para estágios, fomentando e oportunizando o desenvolvimento de uma parcela importante da sociedade.

Israel José Marcon, vice-presidente da FIESC Serra Catarinense comentou: “A formatura celebra toda a fase de união das entidades, desde a criação do projeto até a capacitação de jovens que estão em situação de vulnerabilidade o que a torna ainda mais importante, pois com essa etapa concluída os jovens passam a ter autonomia para buscar novas oportunidades de emprego”.

Durante o evento, os formandos foram homenageados por sua dedicação e determinação ao longo do programa. Cada um recebeu o certificado de conclusão, simbolizando não apenas o término de uma etapa, mas também o início de uma nova jornada repleta de possibilidades e oportunidades.

F. V. S salientou que o dia da formatura ficará para sempre em sua memória. “Essa é a minha primeira oportunidade de ter uma profissão, eu agradeço a todos que me ajudaram e estiveram ao meu lado em todo esse processo”, concluiu a jovem de apenas 17 anos

Joachim Gerecht, presidente da empresa Vossko do Brasil frisou que com união e pensamento voltado para o desenvolvimento da sociedade é possível realizar ações que trazem crescimento e tornam o dia a dia de todos menos desigual.

A cerimônia contou com a presença da juíza Helena Vonsovicz Zeglin, titular da Vara Única da Comarca de Otacílio Costa, o juiz Alexandre Takashima, diretor do Fórum da Comarca de Lages, o juiz Ricardo Alexandre Fiúza, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Lages, que representou a Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, a juíza Janiara Maldaner Corbetta.  

Além de Israel José Marcon, representando a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Célio Spagnoli presidente da Fecomércio Região Serrana, Stephanye Fanton representando o Senar/SC, Ana Paula Fontoura Freitas representando o CIEE Lages, Altenir Agostini, gerente regional do Sebrae da Serra Catarinense, Marcelo Tadeu Vieira Ramos Filho, gerente executivo do SESI/SENAI/IEL da região da Serra Catarinense, Osnilda Leite Líder do Programa Reconecta, representou a Líder do programa Novos Caminhos, Rosana Baron Zimmer Mendes e o gerente Executivo de Responsabilidade Social, Sandro Volpato Faria, entre outras autoridades.

O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário Catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Senac/Sesc, Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Senar/SC e CIEE.

A cerimônia foi acompanhada por representantes das entidades envolvidas no programa, casas de acolhimento, empresas parceiras e autoridades, entre elas a juíza Helena Vonsovicz, da comarca de Otacílio Costa; o juiz Alexandre Takaschima, diretor do foro da comarca de Lages; e a juíza substituta Camila Reis Rettore. As homenagens foram entregues às Empresas Cidadãs e Amigas do Novos Caminhos: Celesc, G13 Compensados, prefeituras de Lages, Correia Pinto e Bom Retiro, Secretaria de Educação de Correia Pinto, Vossko do Brasil, 6º Batalhão de Polícia Militar, Farma Sesi e Potenza.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)