Usina da Amures começa a produzir asfalto

0
A usina entrou em operação na manhã desta terça-feira (9) e as primeiras 460 toneladas foram disponibilizadas à Prefeitura de Lages. 

Por Iran Rosa de Moraes da Comunicação PML
09/04/2024 — 20h02

FOTOS: TONINHO VIEIRA E IRAN ROSA MORAES / PML

A primeira quantidade de asfalto produzida pela Usina de Asfalto, administrada pelo Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), foi entregue à Prefeitura de Lages nesta terça-feira (9), como parte da compensação pelos investimentos feitos no empreendimento.

O secretário municipal de Obras, João Alberto Duarte, acompanhou os trabalhos de asfaltamento da rua João José Godinho, no bairro Frei Rogério, para onde o primeiro asfalto da usina foi destinado. “Iniciamos os trabalhos com uma reperfilagem asfáltica da rua e depois será implantada uma segunda camada. O asfaltamento dessa rua será feito por etapas, mas ao final toda a extensão da via estará pavimentada”, disse o secretário.

A usina com capacidade de produzir, em média, 800 toneladas por dia, quantidade equivalente a um quilômetro de asfalto, encontra-se instalada no bairro Ferrovia (loteamento Novosul), em um terreno de 7.115 metros quadrados cedido pela Prefeitura de Lages. Além de ceder o terreno, o município de Lages fez a concessão de uso da estrutura de concreto armado de um barracão de 1.200 metros quadrados, no qual as máquinas foram instaladas.

A compensação à Prefeitura de Lages será feita pelo Cisama por meio de entrega de massa asfáltica até alcançar o valor estimado investido. O projeto teve um orçamento em torno de R$ 9 milhões, recursos provenientes do programa SC+Asfalto lançado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e irá atender a demanda de obras asfálticas dos 18 municípios da Amures.

Para a composição da massa asfáltica são misturados os seguintes elementos: agregado pétreo; pó de brita e brita; pedrisco e Cimento Asfáltico Petróleo (CAP). As amostras do asfalto produzido são levadas para laboratório contratado para que seja feita a certificação de qualidade.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)